Professores e acadêmicos da URI e técnicos da Cooperoque publicam livro sobre qualidade do leite

4 de janeiro de 2022

O lançamento do livro “Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Produtos e Processos do Leite” ocorreu recentemente na COOPEROQUE, em Salvador das Missões.

Participaram do ato o autor e organizador da obra professor doutor Marcelo Paulo Stracke, o presidente Delmar Limberguer, o superintendente Elmar Stracke, o gerente Administrativo Mauro Rech, a co-autora e coordenadora do Posto de Resfriamento de Leite, Tatiane Backes – todos da Cooperoque ; o co-autor e médico veterinário Douglas Knob e o co-autor e técnico em agropecuária Regis Sturm Lenz.

Esta obra organizada pelo professor doutor Marcelo Paulo Stracke em capítulos de livros contou também com a participação dos seguintes autores da URI – Campus de Santo Ângelo: doutor Vitor Cauduro Girardello – coordenador do curso de Medicina Veterinária, Karolaine Harter e Silva – estudante de Medicina Veterinária, Maria do Carmo Teixeira – estudante do curso de Engenharia Química, mestranda Bruna Klassen Tusset do programa de Ensino Científico e Tecnológico e o laboratorista Maikow Zago. Os professores doutores Antônio Vanderlei dos Santos, Rozelaine de Fátima Franzin e Berenice Rossner Wbatuba registram destacada participação em capítulo do livro.

A obra está dividida em 4 capítulos e apresenta resultados da avaliação da qualidade do leite da região das Missões, possibilitando às indústrias da região acesso a análises de contagem células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT), viabilizando informações, e consequentemente, obtendo melhorias na qualidade do produto in natura, setor mais propício à contaminação.

Os dois primeiros capítulos apresentam dificuldades de produtores de leite em regularizar os valores da Contagem de Células Somáticas (CCS) para abaixo de 500 mil CS/ mL. O terceiro capítulo apresenta resultados da pesquisa de campo de avaliação dos sistemas de Compost Barn, que são sistemas confinados de produção de leite, com crescimento em todas as bacias leiteiras e com resultados expressivos em relação ao aumento da produção. Por fim, no último capítulo são descritos os resultados da Esterilização UV de amostra de cama de vaca de UPL.

Mais informações encontram-se disponíveis no site da Editora Metrics: https://editorametrics.com.br/estante/