URI qualifica ainda mais o curso de Medicina Veterinária com ampliação do Laboratório de Anatomia

25 de novembro de 2021

A URI Santo Ângelo concluiu recentemente a ampliação do Laboratório de Anatomia, perfazendo um total de 515m² de área construída.

 

A nova área, destinada ao curso de Medicina Veterinária, mantém peças anatômicas de animais formolizados e conservados em glicerina, uma técnica que ameniza o odor, é menos tóxico e oferece conservação da mesma forma, garantindo maior segurança aos alunos.

O professor da disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos, Médico Veterinário, MestreCarlos Henrique de Mello Wilges observa que “aqui é o primeiro contato, é uma das disciplinas base da formação, é quando o estudante começa a ter a dimensão do quanto precisa estudar para ser veterinário”

Wilges explica que nos três semestres da disciplina, o estudo é teórico-prático, com ênfase para a prática. “Daí a necessidade de um Laboratório completo e a importância fundamental das aulas presenciais. Durante a pandemia, nós nunca paramos, fracionamos as turmas de acordo com os protocolos de enfrentamento a Covid 19, sempre buscando o maior rendimento possível dos alunos”.

Com experiência em clínica de pequenos animais e na coordenação de hospital de veterinária, o professor encara seu trabalho na URI “como um desafio e uma responsabilidade enorme. É muito gratificante participar desde o início da implantação do curso, numa instituição séria e conceituada de ensino superior”.

Para o coordenador do curso de Veterinária, doutor Vitor Cauduro Girardello, “este novo laboratório foi construído em um período muito difícil em relação aos investimentos, devido a Covid 19. Mas a URI e sua direção sempre buscou priorizar a qualidade na formação dos alunos. Desta forma, todos os nossos universitários conseguirão assistir as aulas práticas com maior qualidade, mais segurança e assim, construindo uma base muito sólida para a sua formação. Como o nosso curso ainda está iniciando, novas obras já estão em andamento, visando uma formação acadêmica sólida e com excelência.

VISITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Na quinta-feira,25, o Laboratório de Anatomia Animal teve visitação guiada para estudantes oriundos de 30 escolas de Ensino Médio de Santo Ângelo e da Região. A atividade, inserida no programa do Projeto “Mais Ciência”, possibilitou aos alunos conhecerem o ambiente. A explicação acerca das peças expostas foram feitas por universitários do 4º semestre de Medicina Veterinária.