45ª Semana Acadêmica de Pedagogia da URI enfoca a reconstrução do profissional da educação

5 de agosto de 2020

Inicia na sexta-feira, 7 de agosto, a 45ª Semana Acadêmica de Pedagogia, que traz como temática central “Ação, reflexão, ação: uma constante reconstrução do profissional da educação na contemporaneidade”.

A inscrição deve ser feita on-line, na página da URI, com taxa isenta para acadêmicos da URI; R$ 10,00 para professores da URI e R$ 20,00 para participantes externos.

As palestras, num total de 20 horas, acontecerão on-line utilizando o Google meet e a programação a ser desenvolvida é a seguinte:

Dia 7 – Sexta-feira

19h 15min – Abertura da XLV Semana Acadêmica da Pedagogia, a ser realizada pelo Diretor Acadêmico, professor Dr. Marcelo Stracke.

19h30min – Palestrante Dr Jaime José Zitkoski (UFRGS), com o tema: “Desafios da formação docente no contexto contemporâneo. Possui Graduação em Filosofia. Mestre em Filosofia. Doutor em Educação.

Mediador: Prof Dr. Cênio Back Weyh.

 

Dia 10 – Segunda-feira – 19h e 30min

Palestra: Saúde mental e estilo de vida: promovendo o bem-estar do professor.

Palestrante: Psicóloga Mariliane Adriana Monteiro. Psicóloga e Psicoterapeuta. Mestre e Doutora em Educação nas Ciências. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e TEA. Especialista em Neuropsicologia Certificada Pelo CRP07 e CFP.

Palestrante: Professora Márcia Betana Cargnin. Enfermeira. Mestre em Ensino Científico e Tecnológico. Pós-graduada em Saúde Mental. Formação em algumas Práticas Integrativas e Complementares.

 

Dia 11 – Terça-feira – 19h e 30min

Assunto da noite: Os avanços tecnológicos – mudança do professor.

Tema: Como aliar a prática pedagógica ao avanço da tecnologia.

Palestrante: Marilei de Fátima Kovatli – Graduada em Informática, Pós-graduada em Informática na Educação, Pós-graduada em Formação Tecnológica, Mestre em Ciências da Computação, Pós-graduanda em Gestão da Aprendizagem e Metodologias Ativas. Área de atuação: Tecnologia da Informação; Tecnologia Educacional; Ensino Superior. Palestrante: Andressa Kotz: Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Área de atuação: Robótica Educacional e Tecnologias Educacionais.

 

Dia 12 – Quarta-feira –  19h e 30min

Palestra: Família x Escola: desafios e benefícios na contemporaneidade. Palestrante: Prof.ª Ana Cristina Czegelski Duarte. Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar. Especialização em Educação Especial – Atendimento Educacional Especializado em AEE. Mestre em Educação.

Palestrante: Prof.ª Loiva Inês Wagner Spier. Pedagoga. Bacharel em Direito. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação.

Palestrante: Psicóloga Aline Medina da Silva. Pedagoga. Especialização em Educação Especial – Atendimento Educacional Especializado em AEE

 

Dia 13 – Quinta-feira – 19h e 30min

Assunto da noite: Os sete pecados capitais da educação

Tema: Os sete pecados capitais e as virtudes da educação.

Palestrante: Sandra Balbé de Freitas. Graduada em Filosofia. Mestre em Educação nas Ciências.

 

Dia 14 – Sexta-feira – 19h e 30min

Assunto da noite: Relações interpessoais: Pais, alunos e professores

Tema: As relações interpessoais: um meio eficaz para o trabalho pedagógico.

Participantes da Roda de conversa: Prof.ª Neusa Cristina Pereira. Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado. Mestre em educação. Doutoranda em Educação;  Prof.ª Carine Backs. Pedagoga. Pós-graduada em Informática na Educação. Mestre em Educação; – Prof.ª Geordana Ribas. Pedagoga. Pós-graduada em Educação Infantil; Prof.ª Marli Lago. Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia.