Egresso da URI vence Hackathon TogetherVsVírus, no Canadá

22 de maio de 2020

Mateus Schoffen, egresso do curso de Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, faz parte de equipe vencedora de uma maratona de programação – o Hackathon on-line TogetherVsVirus (Juntoscontraovírus), realizada de 17 a 19 de abril, no Canadá. O evento on-line, propôs como desafio este ano, soluções para amenizar os impactos da Covid-19.

Mateus conta que foram apenas 48 horas para formar um grupo, desenvolver uma ideia, criar uma solução, um produto mínimo viável (MVP) e ainda uma apresentação em vídeo (PITCH). A maratona reuniu mais de 500 participantes com mais de 50 projetos destinados a criar soluções para o cenário atual e futuro na luta contra a Covid-19.

“A solução desenvolvida pelo meu grupo (Allyship) é voltada aos profissionais de saúde que estão enfrentando algum tipo de doença psicológica devido à Covid-19, oferecendo informações, recursos e apoio no local de trabalho”, explica Mateus”, acrescentando que mais informações podem ser verificadas em https://devpost.com/software/allyship  ou https://togethervsvirus.ca/.

“Fiquei muito surpreso ao ver como muitos cidadãos de todas as esferas se reuniram em um final de semana para explorar, aprender, crescer e criar soluções que terão um impacto na luta contra a doença!”

Os prêmios não eram ranqueados, tendo 6 prêmios de 1000 dólares canadenses para as melhores soluções. A equipe de Mateus recebeu o Prêmio Montreal New Tech  e o valor de 1000 CAD que foram doados a uma instituição carente, além do prêmio de melhor solução, escolhido pelo público. O grupo era composto por oito pessoas, a maioria sediada no Canadá, porém vindas de diversos países. “Por essa grande surpresa das premiações e a visibilidade que o projeto ganhou, estamos realizando reuniões para seguir desenvolvendo nossa solução e encontrar novos parceiros”.

O PROJETO E OS BONS RESULTADOS

Mateus explica que o grupo criou uma plataforma para fornecer aos profissionais de saúde suporte, informações e dados sobre traumas e problemas psicológicos que ocorrem por causa da situação da Covid19. “Verificamos um aumento no número de suicídios de profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao vírus. Desejamos implementar um círculo de empatia, utilizando informações e dados para combater traumas em um mundo pós-Covid.

Nosso site serve como uma plataforma de mobilização de empatia a serviço dos profissionais de saúde; com o objetivo de reduzir o estigma, fornecer recursos e oferecer informações para empregadores, colegas de trabalho e entes queridos que desejem ser apoiadores na causa e ajudar nas questões relacionadas a traumas dos profissionais de saúde”.

Segundo Mateus, “uma das grandes vantagens de participar de hackathons é que além de abrir portas, você conhece muitas pessoas de diversas culturas. Graças à experiência que vivi no hackathon TogetherVsVirus fui convidado a ser mentor em um hackathon on-line chamado ToHacks sediado em Toronto, e também participei da comissão organizadora do HackCovid 19, um hackathon brasileiro organizado por grandes instituições como a Fio Cruz, CBPF, LNCC, e apoio de muitas empresas como Nvidia, Petrobras, Nitrio. Aconselho a todos a participar de um Hackathon para vivenciar como é essa experiência maravilhosa. Quem quiser saber mais sobre como participar ou incentivar hackathons, fiquem a vontade para entrar em contato: www.mateusschoffen.com

Intermediário das informações, o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação na URI, professor Alessandro Freitas de Oliveira, observa que Mateus Schoffen atualmente é estudante de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional da FURG (Fundação Universidade de Rio Grande/RS), e fundador da empresa de Marketing Digital BooPixel.