Engenharia Civil da URI Santo Ângelo formaliza integração com Universidade de Portugal

12 de março de 2018

 

O professor Nelson Seidler, coordenador do curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo, esteve recentemente na Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto – FEUPE, para tratar de uma maior integração entre os dois cursos.

A Universidade do Porto, com mais de 30 mil alunos e mais de dois mil professores, é tida como a melhor universidade portuguesa e a segunda maior em número de alunos, em Portugal. É também considerada por seu quadro docente e infraestrutura, uma das melhores universidades do mundo, destacando-se na pesquisa científica e mobilidade internacional, pois possui alunos de todos os continentes. Dados de 2017 mostram que mais de quatro mil alunos provenientes de 67 países estudam nesta universidade.

Somente a Faculdade de Engenharia, possui mais de 7.500 alunos, sendo considerada uma das melhores da Europa. Possui cursos em todas as áreas da Graduação em Engenharia, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado.

Segundo o professor Nelson, o primeiro contato foi com a professora doutora Ana Maria Guimarães, Coordenadora de Mobilidade Internacional das Engenharias. O objetivo do contato foi estreitar a aproximação entre os dois cursos, através de envio e recebimento de alunos dos cursos de Engenharia Civil das duas universidades. Conteúdos curriculares estão sendo analisados, tendo como meta o aproveitamento das disciplinas na universidade de origem.  É intenção já a partir do próximo semestre, iniciar estes intercâmbios, primeiramente com alunos, assim como começar tratativas de desenvolvimento de pesquisas científicas entre professores e alunos dos dois cursos, abrindo com isto maior probabilidade de publicação dessas pesquisas em nível internacional. Após a seleção de alunos interessados para iniciar esta integração, professores das duas instituições deverão fazer intercâmbio ministrando aulas e participando de cursos de atualização.

Na oportunidade, também foram visitados os laboratórios do curso de Engenharia Civil, que na opinião do professor Seidler, mostram um grande potencial de pesquisa e desenvolvimento.

Essas visitas foram acompanhadas pelos professores doutores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Maria Joana Álvares Ribeiro de Sousa Coutinho e Alberto Mário Vasconcelos Tavares Moreira, ambos pesquisadores da área de Materiais de Construção.

Seidler observa que “a visita foi altamente produtiva e os resultados serão sentidos mui brevemente, atendendo com isto uma das solicitações do Ministério de Educação e Cultura, de promover mais intensamente a mobilidade internacional de estudantes e professores”.