Professor Del’Olmo participa de Seminário da Cátedra Jean Monnet, da UFMG

24 de novembro de 2017

 O professor Florisbal de Souza Del’Olmo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito e da Graduação da URI Santo Ângelo, participou do VI Seminário da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Minas Gerais, nos dias 20 e 21 de novembro. O evento, que conta com apoio da CAPES, do CNPq, da Universidade Federal do Ceará e da UFRGS, foi realizado no campus da Unisinos, em Porto Alegre.

A mesa de trabalhos foi coordenada pelo professor doutor.Anderson Vichinkeski Teixeira, da Unisinos, com a participação dos professores doutores Roberto Luiz Silva, da UFMG; Elizabeth Accioly, da Universidade Europeia de Lisboa; Luciane Klein Vieira, da Unisinos; Liliana Bertoni, da Universidade de Buenos Aires; Alice Rocha da Silva e Daniel Amin Ferraz, do UniCEUB. Del´Olmo abordou “Fronteira Público-Privada na Harmonização do Direito Internacional Privado Europeu e Sul-americano”.

Buscando responder onde se encontra essa fronteira, o docente da URI afirmou que esse ponto de inflexão atualmente, mais do que em qualquer época, está nos Direitos Humanos: nenhuma norma privada – no Direito Internacional Privado ou no Direito interno dos países – pode sobrepor-se a esses direitos.

 Uma Cátedra Jean Monnet se constitui em posto docente destinado a professores universitários com uma especialização em estudos sobre a União Europeia. O tema central do Seminário foi o Direito Internacional Privado Europeu: Harmonização, Políticas e Conflitos.