Professor da URI apresentou pesquisas no Congresso Brasileiro de Química

27 de outubro de 2017

Encerrou nesta sexta-feira, 27, o 57º Congresso Brasileiro de Química, organizado pela Associação Brasileira de Química  – Seção Regional do Rio Grande do Sul  (ABQ/RS), no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado.

Com o tema “Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química”, a ABQ/RS, se propôs a realizar um evento para reflexão e discussão que poderá alavancar soluções e ações importantes para enfrentar os desafios e as oportunidades que surgirão com as megatendências e a forma como elas afetarão os novos negócios. As reflexões e discussões são necessárias considerando-se que a humanidade está vivendo um momento muito especial, onde pequenas mudanças podem causar grande impacto na vida das pessoas e da sociedade.

O professor da URI Santo Ângelo, doutor Marcelo Paulo Stracke, apresentou duas pesquisas obtidas em trabalhos de iniciação científica. Os trabalhos têm um viés de sustentabilidade tecnológica e versam sobre a purificação, caracterização e aplicação de areia de fundição e cinza de casca de arroz na produção de tintas.

Segundo Marcelo, “destaque do evento foi a constatação de que o desenvolvimento tecnológico está ocorrendo de forma multidisciplinar e cada vez mais integrado. Exemplos desse desenvolvimento são os avanços da biotecnologia e da nanotecnologia em todas as áreas da ciência. Este renomado congresso é um espaço para divulgar e discutir as pesquisas, além de possibilitar novas parcerias de trabalho”.

Na foto, o professor Marcelo com o doutor José Maria Fresno Baro, da Universidad de Leon – Espanha, que foi Professor visitante da URI Erechim.