Mostra da Construção Civil e Concurso de Pontes encerrou Semana Acadêmica de Engenharia Civil

5 de outubro de 2017

 

  

“Foi um sucesso total a Mostra da Construção Civil, realizada nesta quarta-feira, 4, no Parque Tecnológico da URI e que teve também o encerramento da Semana Acadêmica do curso”. A avaliação é do coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Nelson Seidler.

Na mesma ocasião aconteceu também exposição de trabalhos científicos produzidos por alunos e professores, além do concurso Pontes de Espaguete.

A Mostra da Construção Civil teve como expositores as empresas Esquadrias Patz, Veiga Material Elétrico, Toscani e Valentini, Piattra Acabamentos e Decorações, Campeã Ferro e Aço, Alumisul e Centro de Integração Empresa-Escola.

  

  

  

A abertura do evento foi feita pelo gestor do TecnoURI Missões, professor doutor Antonio Vanderlei dos Santos, observando que “é papel da Universidade fomentar a sinergia entre as empresas, para que a teoria saia do papel. É nosso papel fomentar e construir bons projetos, trazer recursos para a região. Nossa região não tem cultura científica e de inovação. Aqui no TecnoURI é um dos melhores ambientes para se desenvolver a inovação. O Parque foi construído com muita esperança nos resultados. Não queremos que haja evasão de cérebros na região”.   

Na sequência, o secretário de Indústria e Comércio de Santo Ângelo, João Baptista dos Santos Silva, disse que “esta é a concretização de um sonho da comunidade. Cabe agora, a esta geração, desenvolver os projetos que nós sempre sonhamos. É resultado do trabalho contínuo dos professores e alunos da Universidade”.

U m total de 11 equipes participaram do desafio “Pontes de Espaguete”, montando pontes em diferentes formatos. As pontes são construídas em massa tipo espaguete e a estrutura melhor estudada, que absorva melhor as tensões, é a vencedora O aluno tinha que estudar qual a melhor forma de distribuir as cargas, limitação do ângulo de inclinação das estruturas de apoio, limite de peso, altura e largura das pontes.

  

O 1º lugar coube aos acadêmicos Alisson de Freitas, Charles Nicholas Bueno, Robson Walter dos Santos, Roger Rocha Frees, Rogério Ferreira Junior, com prêmio de R4 500,00.

O 2º lugar coube a Carleise Fetter, Shauana Oliveira do Carmo, Robson Felipe Kuhn, com prêmio de R$ 250,00.

O 3º lugar coube a Léo Heleno Walezynski, com prêmio de R$ 100,00.