Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica debate Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O curso de Engenharia Elétrica da URI Santo Ângelo realiza, até o dia 12 de agosto, a 5ª edição de sua Semana Acadêmica. O evento busca proporcionar atualização dos profissionais e formação complementar dos estudantes do curso. As atividades realizadas integram palestras, minicursos e a 1ª Mostra dos Trabalhos Científicos e Tecnológicos das Engenharias.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor doutor Tiago Bandeira Marchesan, coordenação da Agência de Transferência de Tecnologia da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Ele falou sobre a importância da engenharia no contexto da inovação e transferência de tecnologia, elencando possibilidades para a região.

“A maioria das empresas que se diz inovadora no Rio Grande do Sul, acha que inovar é desenvolver processos e comprar máquinas novas, mas inovação demanda muito mais que isso”, afirmou Tiago. Ele apresentou casos de negócios considerados inovadores e possibilidades para investimentos, defendendo a necessidade de uma mudança cultural para que tecnologias novas surjam: “A gente aprende a se condicionar pelo sistema em que está inserido. Se este é um sistema de inovação, tornamos este ecossistema inovador”.

Para o gestor científico do Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões, é importante reforçar o interesse dos acadêmicos pela transferência de tecnologia “É um momento ímpar na região das missões, com uma tentativa de fixar as mentes capacitadas que estão na nossa região; é um trabalho que surge a partir da união dos esforços de todos, e aqui busca enriquecer a região”.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Ângelo Lucca, destacou o conceito que o curso obteve no MEC, que o caracteriza como Muito Bom: “É um trabalho profícuo de toda a equipe que integra o curso. Nossa estrutura é elogiada como uma das melhores do Brasil”.

O segundo momento da noite teve debate com participação do coordenador do Polo de Modernização Tecnológica das Missões, professor Flávio Kieckow, do secretário Municipal de Indústria e Comércio, João Baptista dos Santos, do integrante da Acisa Anderson Filipin, do gestor da Incubadora de Empresas Urinova, professor Carlos Oberdan Rolim e com o palestrante Tiago Marchesan. Estiveram em pauta questões como o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, mudanças na região das missões, bem como as oportunidades e desafios.

A segunda noite de palestras teve participação do acadêmico do 10º semestre do curso, técnico na área de projetos de Engenharia da RGE Mateus Leal Coimbra, que falou sobre a Manutenção em Redes de Distribuição com Linha Viva. Em seguida, o professor doutor Nelson Knak Neto ministrou palestra sobre a formação do Engenheiro-pesquisador.

Na quarta-feira (09), teve início a I Mostra de Trabalhos Científicos e Tecnológicos das Engenharias, com apresentação da produção científica dos estudantes.

A Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica continua até o dia 12 de agosto, com minicursos ministrados em diferentes áreas, como Excel, HP50g, Laboratório de Eletrônica, Microcontroladores TivaC, dentre outros.