Mestrado e Doutorado em Direito promove curso de mediação escolar para professores da rede pública estadual

7 de agosto de 2017

O Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da URI Santo Ângelo realizada, desde 31 de julho, um projeto voltado para a capacitação de professores em técnicas de mediação de conflitos.

As atividades acontecem a partir de um plano de ação conjunta e comunitária, com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Comissão de Direitos Humanos da OAB – seccional de Santo Ângelo, além do Mestrado e Doutorado em Direito da URI. O projeto tem como objetivo a criação de uma rede de apoio e capacitação para gestão de conflitos em escolas da rede estadual, de maneira a fornecer subsídios teórico-práticos para que nestes locais seja propagado o uso da mediação como uma alternativa pacífica de resolução de conflitos.

Durante as atividades, são abordados temas como Mediação e Direitos Humanos; a Psicologia e a mediação de conflitos; violência na família e na escola; noções de justiça restaurativa; práticas simuladas de mediação, dentre outros. As ações estão programadas para o período de julho a novembro deste ano, no câmpus da URI Santo Ângelo e no auditório da OAB.

O curso de Mediação Escolar para Professores da rede pública estadual é realizado com participação de 30 professores da região de abrangência da 14ª CRE. As atividades são ministradas por profissionais da URI e OAB e integram o Projeto e Atividades de Extensão Comunitária, que vem sendo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da URI, já em sua 10ª. edição.