Seminário na URI debate violência, cultura e sistema prisional

22 de junho de 2017

Os cursos de Direito e Psicologia da URI Santo Ângelo e a 3ª Delegacia Penitenciária Regional realizaram, nesta quinta-feira (22), o Seminário: Violência, Cultura e Sistema Prisional. O evento foi realizado em uma parceria com a Susepe, e buscou promover um diálogo entre diversos segmentos da sociedade. Juntamente com o Seminário foi realizada a mostra de práticas e projetos, exibindo experiências de práticas do cotidiano das penitenciárias da região.

Conforme uma das coordenadoras do evento e coordenadora da área de Ciências Humanas da URI Santo Ângelo, professora Lizete Diguez Piber, é importante que os acadêmicos possam conhecer relatos do cotidiano de quem atua nos presídios, além de divulgar os projetos de pesquisa, ações de extensão e intervenções realizadas pela Universidade. Os participantes realizaram doação de materiais de higiene, como sabonete, creme dental, escova de dentes para as penitenciárias.

Para a técnica penitenciária Ana Cláudia Levkowicz, uma das organizadoras do evento, a parceria da Susepe com a URI possibilitou fazer uma correlação e a prática cotidiana no ambiente prisional. “Quem está atuando cotidianamente deve estar diariamente revendo estas conexões. É preciso promover um diálogo entre a sociedade, ver como a violência e cultura se colocam diariamente no cotidiano das pessoas”, afirma.

O diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, lembrou da importância da Educação para a sociedade. Para ele, a sociedade tem um poder de influência muito grande para mudar a atual situação. “É preciso eleger pessoas com maior capacidade de gestão. Não tem saída em um país que não tem educação. Apenas 17% dos jovens tem acesso à Universidade, é preciso investir em educação e em qualificação”, salienta.

De acordo com a diretora do departamento de Tratamento Penal da Susepe, Mara Minoto, Universidade discute temas de extrema relevância: “A segurança está passando por uma crise muito séria. Vejo com muita alegria o espaço que hoje a Universidade abre as portas para discutir”, afirma.

A palestra de abertura foi “Violência e cultura punitivista”, com o doutor em Psicologia pela PUCRS e professor da URI Santiago, Pedro Pacheco. A mediação foi do coordenador do curso de Psicologia, professor José Vicente Nunes de Alcântara. Foram elencados temas relacionados à realidade enfrentada nos presídios, como superlotação e imaginário social.

As atividades do Seminário ainda preveem Mostra de Práticas e Projetos da URI e da Susepe e os painéis “O Ministério Público e o Sistema Prisional”, com o procurador de justiça e coordenador do núcleo de Apoio à Fiscalização de Estabelecimentos Prisionais de Porto Alegre, Gilmar Bortolotto; e “A Defensoria Pública e o Sistema Prisional”, com o defensor público da comarca de Ijuí, professor doutor André Girotto. A mediação é do professor Luiz Alberto Brasil Simões Pires Filho.