Trabalho do farmacêutico nos serviços à população é foco da Semana Acadêmica de Farmácia

23 de maio de 2017

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a abertura oficial da Semana Acadêmica de Farmácia da URI Santo Ângelo. O evento é organizado por acadêmicos do 7º semestre do curso, e busca o estudo de temas que integram conteúdos desenvolvidos no decorrer do curso de graduação. Neste ano, a temática geradora é “Os serviços farmacêuticos à população”. 

Na abertura oficial, o coordenador do curso de Farmácia da URI, professor Tiago Bitencourt, destacou a importância da Semana Acadêmica para a troca de experiências e diálogo sobre assuntos que não são, necessariamente, trabalhados em sala de aula. “Estamos em um estágio de mudanças nas diretrizes curriculares do curso, com o novo profissional focado na assistência farmacêutica e no cuidado com o indivíduo”, afirmou o professor.

A acadêmica Amanda Bagatini, integrante da comissão organizadora, relatou o empenho da turma em ampliar a abordagem sobre o trabalho do farmacêutico: “Buscamos promover a reflexão e atualização de assuntos técnicos e científicos”.

O diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Paulo Stracke, defendeu o avanço das questões acadêmicas promovido no evento. “O trabalho do farmacêutico tem uma função social extremamente importante”, afirmou. Ele lembrou os 25 anos da URI como Universidade, comemorados no mês de maio, bem como as conquistas adquiridas no período.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerônimo Rischel, o farmacêutico tem papel importante no cuidado e esclarecimento com a população. Ele elogiou a temática do evento e o empenho dos estudantes em ampliar seus conhecimentos.

A programação de segunda-feira da Semana Acadêmica de Farmácia teve o minicurso “Técnicas de anamnese e comunicação”, com a professora Agnes Gossenheimer. Também foram ministradas as palestras “Perfumaria e Design Olfativo”, com a farmacêutica Adiene Fernandes Kieling Gonçalves e “Atuação do Farmacêutico em PD&I”, com a farmacêutica Citieli Giongo.

A semana Acadêmica de Farmácia continua até quinta-feira com a seguinte programação:

Terça-feira – 23 de maio

17h20min – Apresentação de Trabalhos Científicos –

19h15min –  Atuação do Farmacêutico em Oncologia – Farm. Carlos Alberto Yasin Wayhs
Local: Auditório Prédio 5

21h15min – Atendimento farmacêutico ao paciente idoso – Farm. Cristiani Silveira Netto Trentin
Local: Auditório Prédio 5

Quarta-feira – 24 de maio

17h20min – Apresentação de Trabalhos Científicos –

19h15min – Mesa-redonda: “A situação atual da Assistência Farmacêutica no SUS” – Farm. Fabrizio Fuga (Boa Vista do Cadeado); Farm. Rita Simone Simon Alencastro (Santo Ângelo); Farm. Aline Schneider (Ijuí);

Quinta-feira – 25 de maio

8h – Minicurso: “Aplicação de Injetáveis” – Farm. Carlos Augusto Gaiger Xavier (Xavier Qualificação em Saúde, Porto Alegre/RS)
Local: Sala 17304 (pela manhã) e Laboratório de Enfermagem (pela tarde) – prédio 17

19h30min – Prescrição Farmacêutica e Serviços Farmacêuticos – Farm. Everton Borges (CRF-RS)
Local: Auditório Prédio 5

21h – Atuação do profissional Farmacêutico no serviço de hemoterapia – Farm. Josiane Aquino – Hemocentro da FUMSSAR – Santa Rosa/RS
Local: Auditório Prédio 5