Empreendedorismo e sonhos são foco do 15º CIDEAD

17 de maio de 2017

O curso de Administração da URI Santo Ângelo e o CRA – Conselho Regional de Administração promoveram, nesta terça-feira (16) a 15ª edição do CIDEAD – Ciclo de Debates em Administração. O evento teve como tema a palestra “Leite de Pedra: Empreender é para todos”, ministrada pelo empreendedor Vinícius Mendes Lima, empresário, mestre em Marketing Estratégico e especialista em micro e pequenas empresas. 

A programação do CIDEAD contou com um painel, promovido na tarde de terça-feira, com a temática “Empreendedorismo e Startups: relatos de experiências”. Realizado na Incubadora de Empresas Urinova, o painel teve o relato da experiência de Vinícius, em um bate-papo com os acadêmicos de Administração. Ele relatou sua trajetória e ressaltou o papel dos sonhos na concretização de um negócio empreendedor. “Devemos sempre buscar nossos sonhos, sejam quais eles sejam”, afirmou.

Também foram apresentados painéis com o gestor da Incubadora de Empresas, professor doutor Carlos Oberdan Rolim, que falou sobre a importância da Urinova para o desenvolvimento de novos empreendimentos. O empreendedor Marcos Kraulich, da empresa Big River, relatou sua experiência na incubadora, destacando a importância dos cursos e formações oferecidos. A gestora de Marketing do Frigorífico Callegaro, professora doutora Ana Rita Cattelan Callegaro, comentou pontos sobre sua trajetória na empresa familiar, comentando pontos como a sucessão familiar e a pesquisa de dados do mercado.

Para o coordenador do curso de Administração, professor Bernardo Both, o CIDEAD concede uma oportunidade para debater questões relacionadas à profissão de Administrador. O diretor-acadêmico da URI, professor doutor Marcelo Stracke, afirmou em sua explanação que o foco da Universidade é desenvolver a comunidade e a região, e que o empreendedorismo é fator importante neste processo.

À noite, a palestra de Vinícius Mendes reforçou a importância dos sonhos e das conexões para o desenvolvimento de uma boa trajetória empreendedora. O palestrante também comentou sua pesquisa de mestrado, que foi publicada em um livro, intitulado “A riqueza das favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas”. A obra trata dos empreendimentos desenvolvidos em comunidades carentes, que geralmente iniciam sem nenhum capital inicial. Para ele, toda boa ideia vem da necessidade de inovação. “Todo bom e grande empreendedor parte de um sonho. Quem nos deixa sonhar são nós mesmos”, afirmou o empresário.

Os debatedores da noite foram o prefeito de São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger, administrador formado pela URI e empreendedor no ramo de alimentação e Anderson Filipin Romero, vice-presidente da Federasul e da Acisa – Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo.

[wonderplugin_slider id=”66″]