Enfermagem da URI comemora êxito de egressas graduadas em 2016

22 de fevereiro de 2017

O Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo realizou a colação de grau da turma concluinte/2016 dia 14 de janeiro de 2017 e logo em seguida, começou a receber boas notícias: três formandas já aprovadas em programas de residência e mestrado.

Leoceni Dornelles Nenê obteve aprovação no Programa de Residência Multiprofissional em Área da Saúde com ênfase em Oncologia, pela Universidade de Passo Fundo, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital de Passo Fundo.

Leoceni observa que “a URI me possibilitou a aquisição de conhecimentos inerentes à área de Enfermagem, os quais foram fundamentais para a minha aprovação no programa de residência, e a rápida colocação no mercado de trabalho”.

Antes de iniciar a Residência, dia 20 de fevereiro, ela explicou que a seleção foi feita por meio de prova escrita com questões de múltipla escolha, seguida de prova de títulos e Memorial Descritivo com defesa oral. “Fiquei como segunda colocada na classificação geral do programa”.

1ª COLOCADA

Maynara da Veiga Chagas conquistou o 1º lugar na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na Unijuí e FUMSSAR e foi aprovada também em uma Pós graduação Lato sensu pela UFSM, em Gestão das Organizações Públicas de Saúde.

“A URI foi essencial para minhas escolhas, afirma Maynara, pois desde muito cedo fui estimulada pelos professores a realizar produções científicas, as quais foram decisivas para minhas aprovações. Durante a graduação tive a oportunidade de participar do Versus ( estágio de vivências na realidade do SUS). Este estágio, assim como a disciplina de Saúde Coletiva foram fundamentais para que desde cedo me apaixonasse pela área de saúde coletiva/ saúde pública. Participei também do projeto Pet/ Saúde, que uniu teoria e prática visando a problematização dá saúde mental de nosso município. A URI sempre será lembrada como um exemplo de  instituição acolhedora e comprometida não com o número de alunos formados , mas sim com a qualidade com que estes profissionais estão sendo lançados no mercado de trabalho. Foi sem dúvida umas das melhores escolhas que tive a oportunidade de realizar!!”

MESTRADO

Aprovada no Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, Cherly Barrozo de Medeiros diz que “a URI teve uma importância singular em minha formação acadêmica e profissional, pois através desta Universidade consegui concretizar o sonho do curso superior. O corpo docente conta com profissionais extremamente qualificados, fato que passa muita segurança para a atuação no mercado de trabalho. No decorrer destes cinco anos foi possível a criação de vários vínculos e amizades, o que facilitou na jornada dos estudos. Após o término do curso de Enfermagem, logo busquei o aperfeiçoamento com a aprovação no Mestrado de Ensino Científico e Tecnológico. Acredito que ele também trará outras oportunidades para a minha vida profissional”.

PALAVRA DO COORDENADOR

Para o Coordenador do curso, professor Francisco Carlos Pinto Rodrigues, “a graduação em Enfermagem da URI Santo Ângelo tem se destacado em âmbito local e regional no que diz respeito tanto ao ensino quanto às atividades de pesquisa e extensão. O curso proporciona atividades extras que permitem ao acadêmico uma outra visão de mundo, tais como iniciação científica, visitas técnicas, eventos científicos, atividades culturais, políticas e sociais”.

Francisco observa que “os acadêmicos têm a oportunidade de se desenvolver intelectual e profissionalmente, permitindo a continuidade do processo de formação, que não se esgota com o término da graduação. A partir dessa configuração, a URI possibilita aos egressos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificada para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautada em princípios éticos que norteiam a profissão. Essas características, sem dúvida, permitiram aos egressos o sucesso nesses processos seletivos, bem como o comprometimento que cada um teve durante toda a graduação”.

Na foto, a partir da esquerda, Maynara, Cherly e Leoceni.