URI Santo Ângelo recebe semana de formações do Programa a União Faz a Vida

14 de fevereiro de 2024

 

Teve início nesta quarta-feira (14) uma semana de formações do Programa A União Faz a Vida, iniciativa do Sicredi, que, desde 1995 atua junto a professores de 11 estados brasileiros com o objetivo do desenvolvimento das crianças através da educação.

Até sexta-feira (16), mais de 200 professores, de 26 cidades gaúchas, estão vindo até a URI para realizarem uma série de oficinas, cuja finalidade é contribuir na construção e vivência dos valores da cooperação e cidadania. As atividades iniciaram logo de manhã, com a participação da Diretora-Geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba, e da Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi União, Tânia Pires de Almeida.

Neste ano, além da participação de professores da URI Santo Ângelo, a semana de formações também contou com a colaboração da Faculdade Setrem, que esteve presente com duas assessoras pedagógicas, a doutoranda Caroline Führ e a professora Ms. Roseli Bianchi. Elas atendem 46 escolas, de 15 municípios.

A URI atualmente conta com quatro professores que são assessores pedagógicos dentro do Programa A União Faz a Vida: Dr. Rodrigo Madalóz, Ms. Maria Lorete Flores, Ms. Viviana Deon e Ms. Cinara Mürmann (coordenadora). Juntos, eles atendem 41 escolas, de 11 municípios da região.

Ao longo de 2024, serão 20 formações, atendendo aproximadamente 1000 professores, entre gestores escolares e educadores que atuam desde a educação infantil até quem trabalha os anos finais dentro de sala de aula.

Atualmente, o Programa A União Faz a Vida atende aproximadamente 3,7 milhões de crianças e mais de 180 mil educadores, em 470 cidades distribuídas entre os 11 estados de abrangência do Sicredi RS/ES.

O foco dessas formações é desenvolver atividades pedagógicas que gerem impacto social, colaborando no desenvolvimento de cidadãos cooperativos, que possam transformar para melhor os espaços onde vivem.