6 de março de 2017
O prefeito Jacques Barbosa garantiu que o Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio terá em sua gestão a importância a que faz jus pelo trabalho desenvolvido com crianças, principalmente aquelas com necessidades especiais. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, 2, em audiência com a coordenadora técnica do Centro, a psicóloga Mariliane Monteiro e dirigentes da Associação Missioneira de Equoterapia, representada pelo diretor geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco e pela diretora da Rádio Santo Ângelo e do Jornal das Missões, Robriane Raguzzoni Loureiro e, do Executivo, o secretário substituto da Saúde Mário Vieira Neto, secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jacqueline Possebom, secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva e Cleonara Escobar Pacheco, da Secretaria Municipal de Educação.
O primeiro passo informou o prefeito, é investir na segurança do Parque de Exposições, com o uso de guarda armada no acesso e no interior da área pública para oferecer condições de reestruturação do centro. “Precisamos oferecer segurança para retomar atividades e investimentos no Centro de Equoterapia. Vamos avaliar em conjunto as necessidades e buscar parceiros para que o centro volte a operar com toda a sua força”, assinalou Jacques.
A ideia é ampliar o leque de entidades e instituições parceiras e fortalecer a Associação Missioneira de Equoterapia para agregar um número maior de profissionais à disposição e ampliar o número de atendimentos prestados pelo centro, que utiliza o cavalo como meio terapêutico e educacional para o desenvolvimento biopsicossocial da criança com algum tipo de deficiência, seja por lesão neuromotora, cerebral ou medular e outras. Segundo a coordenadora, o centro atende hoje 25 crianças.
A associação, entidade que tem auxiliado na manutenção do centro com aquisição de materiais e equipamentos através de projetos, segundo manifestação de seus representantes, compartilha da ideia de abrir para novos colaboradores como forma de aprimorar serviços e atendimentos, reestruturando uma equipe multidisciplinar.
O centro envolve profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e da Assistência Social, com a parceria da URI que cede estagiárias nas áreas da psicologia, educação física, pedagogia e enfermagem para auxiliar nas atividades diárias da clínica escola.
A partir da instalação da segurança na área do Parque, Prefeitura e associação estarão unindo esforços para buscar parceiros dispostos a auxiliar no funcionamento do Centro de Equoterapia que, segundo os voluntários, tem apresentado resultados altamente positivos com a alta de vários pacientes que passaram por tratamento no local.
(Foto: Fernando Gomes)