24 de maio de 2016
Continua até esta quarta-feira (25) a 19ª edição do Simpósio de Estudos Jurídicos da URI Santo Ângelo. O evento reúne diversas temáticas, com palestras, minicursos e debates. Dentro da programação ainda acontecem a XVI Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos e o XVI Encontro de Egressos.
A abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira (23), pela coordenadora do curso de Direito, professora doutora Charlise Colet Gimenez. Ela destacou a união das áreas de pesquisa, extensão e ensino realizada pelo curso. Charlise também ressaltou a variedade de temas, relevância e atualidade, já que o evento reúne diversas áreas: “Buscamos incluir temas que pudessem contribuir numa formação teórico-prática, com profissionais que tenham uma atuação no mercado de trabalho”.
O diretor acadêmico do câmpus Santo Ângelo, professor doutor Marcelo Paulo Stracke, salientou a busca pela excelência acadêmica, além da realização de debates proporcionados pelos temas. Ele também citou o conceito máximo do curso de Direito junto ao Ministério da Educação, falando da importância de manter a qualidade do curso: “Quando conseguimos resultados expressivos, nosso desafio é continuar com esta qualidade. Todos precisam estar conectados”.
A abertura oficial do evento também marcou o lançamento da obra “A Índole Filosófica do Direito”, de autoria do professor Adalberto Homerdi
ng. O livro, de acordo com o autor, foi produzido com base em suas aulas de Filosofia do Direito na graduação e mestrado em Direito da URI Santo Ângelo. “É um trabalho realizado com base no já é trazido em sala de aula”, explicou o professor.
A primeira palestra do XIX Simpósio de Estudos foi ministrada a palestra “O Novo CPC na perspectiva constitucional: notas teóricas e práticas”, pelo professor doutor Cristiano Becker Isaia. Ele falou sobre a evolução do Código de Processo Civil, fundamentos e filosofia do novo código.
Os acadêmicos também já acompanharam os minicursos: “Português Instrumental: leitura e escrita”, com a professora Mestre Dinalva Souza; “Inovações introduzidas pelo NCPC no processo de conhecimento”, com o professor mestre Eduardo Meyer Mendes e “Os contratos de barriga de aluguel no Direito Brasileiro e Comparado”, com a professora mestre Taciana Cervi; “O papel do Direito na efetivação de Políticas Públicas de Educação Ambiental”, com o professor doutor Jacson Roberto Cervi; “A Mediação como Método Autocompositivo e Complementar de Tratamento de Conflitos”, com a professora doutora Charlise Colet Gimenez e com a mestranda Charlene Dewes Dornelles, egressa da URI; “A concepção de Cidadania decorrente da Constituição Federal e as Relações de Gênero”, com a mestre Candice Nunes Bertaso; e “Os indígenas no sistema carcerário gaúcho: diagnósticos e projeções para uma política de execução criminal humanista”, com o mestre Edersom Nadir Pires Dornelles, egresso do Mestrado da URI Santo Ângelo.
Nesta terça-feira (24) foi ministrada a palestra “A Proteção do Trabalhador em Tempos de Crise”, por Sílvia Burmeister, Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas. Os debatedores foram o professor mestre Valdir Garcia Alfaro e a coordenadora de mesa a professora doutora Jane Lucia Wilhelm Berwa
nger.
Na manhã e tarde desta quarta-feira (25) acontece no prédio 18 a XVI Mostra de Trabalhos Jurídicos. Dezesseis bancas avaliam 117 trabalhos, produzidos por acadêmicos da graduação em Direito, além de estudantes de Psicologia, Engenharia Civil, Teologia, Pedagogia e do Mestrado em Direito. Professores e estudantes de outras cinco instituições do estado, do Rio de Janeiro e de Brasília também terão seus trabalhos apresentados.
O Simpósio de Estudos Jurídicos encerra na noite de quarta-feira, 25, com palestra ministrada a partir das 19h30, no prédio 13. O tema “As problemáticas envolvendo a adoção: uma abordagem da Lei 12.010/2009”, será abordado pelo professor mestre Luis Carlos Rosa, Mestre em Direito pela URI Santo Ângelo, professor do Curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo, Juiz de Direito do Juizado da Infância e da Juventude e Diretor do Foro de Santo Ângelo e por Renato Moura Tirapelle, 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santo Ângelo, tendo como Coordenador de Mesa, o professor doutor João Delciomar Gatelli.