Seminário apresenta tecnologias desenvolvidas na URI Santo Ângelo

21 de janeiro de 2016

A Aplicação de Novas Tecnologias Sustentáveis na Construção Civil foi tema de um Seminário realizado nesta quarta-feira (20), na URI Santo Ângelo.

Na abertura do evento, o diretor-acadêmico do câmpus Santo Ângelo, professor doutor Marcelo Stracke, destacou a importância de apresentar a ciência e tecnologias desenvolvidas na Universidade para a comunidade. “Os avanços que tivemos nestas áreas são resultados de um trabalho árduo, realizado a longo prazo”, destacou. Ele salientou a importância de informar empresários e alunos sobre os resultados dos projetos. Stracke ainda reforçou que é possível perceber o interesse dos estudantes na área a partir do grande número de empreendimentos inscritos na seleção da Incubadora de Empresas Urinova. “Nosso objetivo é evoluir os projetos para escala industrial, para se integrarem ao Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões. Queremos que os estudos da Universidade possibilitem que a indústria consiga soluções”, afirmou o diretor.

Para o professor Flávio Kieckow, um dos coordenadores do projeto de pesquisa, aproximar a academia da comunidade e debater e desenvolver ações para o mercado fazem parte dos objetivos do projeto. “O estudo da utilização da cinza da casca de arroz em materiais compostos aplicados à construção civil gera desenvolvimento econômico e tecnológico: diminuímos o uso de cimento e agregamos um resíduo, diminuindo o impacto ambiental gerado nas obras”, explicou o professor.

A explanação técnica para os empresários e estudantes foi realizada pelo professor Boris Casanova, especificamente sobre o uso das cinzas na fabricação do concreto de cimento Portland.

O projeto de pesquisa foi realizado pela URI Santo Ângelo, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com o Governo do Estado.

 

Seminário foi realizado no prédio 6 do câmpus Santo ÂngeloDiretor Marcelo Stracke destacou papel da Ciência e Tecnologia Professor Boris Casanova realizou explanação técnica do projeto Professor Flávio Kieckow é um dos coordenadores do projeto