Professores da URI Santo Ângelo recebem reconhecimento nacional por suas pesquisas na área jurídica

22 de novembro de 2018

O CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito realizou em Porto Alegre, de 14 a 16 de novembro, seu XXVII Congresso Nacional. Ao longo de 29 anos, o Conpedi, que é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, acompanha a história de desenvolvimento e consolidação da pesquisa jurídica no país.

Na busca de preservar a memória e a obra dos que contribuíram para o Direito nacional alcançar tais êxitos, o CONPEDI homenageia em seus congressos, a biografia acadêmica de personalidades que foram essenciais nessa trajetória.

Durante o XXVII Congresso, aconteceu momento de reconhecimento daqueles que se tornaram referência e de extremo valor para o avanço da pesquisa nas ciências jurídicas. No encontro, foram destacadas a competência e a relevância de três personalidades que ajudam o desenvolvimento da Pós-Graduação nacional na área do Direito.

Dos três homenageados, dois são professores da URI Santo Ângelo: Florisbal de Souza Del Olmo e José Alcebíades de Oliveira Junior. A terceira é Claudia Lima Marques, professora da UFRGS.

Pós-doutor pela UFSC, doutor pela UFRGS e mestre pela UFSC, Florisbal de Souza Del Olmo é professor titular do PPG Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado e da Graduação da URI Santo Ângelo e professor convidado da UFRGS.

Del Olmo é líder do Grupo de Pesquisa CNPq Tutela dos Direitos e sua Efetividade; coordenador do Projeto de Pesquisa Direito Internacional do trabalho e o resgate da dignidade e da cidadania; membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, da Associação Americana de Direito Internacional Privado, da European Community Studies Association; do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, da Academia Brasileira de Direito Internacional, além de parecista de periódicos jurídicos.

José Alcebíades de Oliveira Junior, com ciclo de estudos de pós-doutorado já realizado na Alemanha; é doutor em Direito- Filosofia do Direito e da Política e mestre, ambos pela UFSC. Professor aposentado da UFRGS, atua como professor colaborador, e também professor permanente do PPG em Direito. É professor da URI Santo Ângelo nos Programas de Mestrado e Doutorado. É pesquisador nível 1D do CNPq; membro da Associação Alemã e Lusitana de Juristas. Integrou a obra coletiva “Direitos Fundamentais das Pessoas em situação de rua”, vencedora em 2015 do 57º Prêmio Jabuti.