URI | Santo Ângelo

Professor Emitério terá artigo de sua tese publicado na Revista Acta Toxicologica

30 de novembro de 2018

O professor doutor Emitério da Rosa Neto recebeu confirmação de aceite da Revista Acta Toxicologica Argentina, para a publicação de seu artigo “Analysis of histopathological abnormalities in the gills of Astyanax jacuhiensis (Characidae) for assessment of water quality in the Ijuí River, southern Brazil”.

O artigo faz parte do trabalho desenvolvido na sua tese de doutorado, onde foram avaliados diferentes pontos ao longo do Rio Ijuí. Durante o desenvolvimento da tese, foi avaliada a qualidade da água e danos em células sanguíneas e brânquias de uma espécie de peixe da área de estudo.

Segundo explica o professor, “trata-se de um estudo inédito na região e este artigo aborda as avaliações obtidas em relação aos danos causados nas brânquias da espécie monitorada. Devido à intensa geração de vários tipos de contaminantes e estes serem drenados para os rios, as brânquias dos peixes atuam como órgãos sentinelas, onde de acordo com o tipo de lesão, é possível determinar a quais agentes tóxicos os animais aquáticos estão expostos, e isso se confirma avaliando a qualidade da água”.

O Rio Ijuí abrange uma área de quase 11 mil Km quadrados, tendo usos múltiplos no solo e isto acaba refletindo no lançamento de vários tipos de resíduos no rio. A espécie de peixe monitorado é abundante na região e trata-se de um lambari.

O artigo será publicado na revista Acta Toxicologica Argentina – qualis capes B1 na área de Ciências Ambientais.