29 de novembro de 2023
Nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, a cidade de Posadas, na Argentina, foi palco do Congresso Internacional “Debates Transfronteiriços Sobre Derecho, Multiculturalismo y Ciudadania: nuevos conceptos y perspectivas”.
O evento, coorganizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI Santo Ângelo e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Antropologia Social da Universidade Nacional de Misiones (UNAM), destacou-se como um fórum de discussões acadêmicas de relevância internacional.
O congresso, fruto de parcerias entre instituições acadêmicas, como a Universidad de La Cuenca Del Plata, o Centro de Estudos em Antropologia e Direito (CEDEAD), o Programa de Investigaciones Interdisciplinarias sobre Regiones de Fronteira (INFRAEFRO/UNAM), o Observatório Penal y Contravencional Ambiental da UCSF, e a Asociacion de Magistrados y Funcionarios de la Justicia Nacional de Argentina, contou com a participação de renomados pesquisadores, professores e estudantes.
Durante a abertura do evento, o PPGDireito da URI recebeu uma honraria do Honorable Concejo Deliberante de La Ciudad de Posadas, que reconheceu a importância do congresso, declarando-o de Interés Municipal. Este reconhecimento destacou o comprometimento e a qualidade das contribuições do programa para o cenário acadêmico e científico.
O primeiro dia do congresso incluiu um Seminário sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade na Tríplice Fronteira.
O Painel I, coordenado pelo Pesquisador Dr. Santiago Alvarez, do CEDEAD-UNAM, contou com a participação de destacados pesquisadores, como os doutores Jacson Roberto Cervi e Osmar Veronese (PPGDireito URI) e Carlos Abraâo Moura Valpassos (Universidad Federal Fluminense-RJ).
O segundo dia do evento concentrou-se em temas relacionados ao Multiculturalismo y Ciudadanía, com o Painel II coordenado pela Pesquisadora Dra. Carla Cossi (PPAS-UNAM).
Participaram do painel os pesquisadores João Martins Bertaso, Gilmar Antonio Bedin e Thami Covatti Piaia (PPGDireito URI), além de Roberto Abínzano (PPAS-UNAM) e Diana Arellano (PPAS-UNAM). Já o Painel III explorou as temáticas de Derechos Humanos, Género y Violencia, sendo coordenado pela pesquisadora Florencia Vely (CEDEAD-UCP-UCSF), com a participação de pesquisadoras como Rosângela Angelin, Taciana Marconatto Damo Cervi (PPGDireito URI), Laura Jacobacci (Universidad Cuenca del Plata) e María Virginia Barreiro (DECAEP-CEDEAD).
A tarde e noite do segundo dia foram dedicadas ao Intercursos de Trabalhos Jurídicos Científicos, proporcionando a mestrandos, doutorandos e egressos da URI e da UNAM a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências com bancas temáticas, coordenadas por pesquisadores renomados como Janete Rosa Martins (PPGDireito da URI), Manuel Alberto Jesús Moreira (UNAM), Santiago Alvarez (CEDEAD), João Delciomar Gatelli (URI), Florencia Vely (CEDEAD) e Mariela Prendoné (UCP).
Entre as importantes deliberações, definiu-se que o próximo Congresso Internacional “Debates Transfronterizos Sobre Derecho, Multiculturalismo y Ciudadania: nuevos conceptos y perspectivas” será realizado no Brasil, sediado na URI-PPGDireito de Santo Ângelo.
Este anúncio reforça o compromisso das instituições envolvidas em promover a internacionalização do conhecimento jurídico e antropológico, consolidando a importância desse evento no cenário acadêmico global.