Parceria com a URI reforça atenção à saúde do servidor municipal

20 de maio de 2021

Acadêmicos da URI Santo Ângelo estão trabalhando em ações preventivas e de acompanhamento dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está realizando um projeto de atendimento ao servidor com ações de prevenção de saúde e psicologia. O trabalho é realizado numa parceria com a Universidade Regional Integrada (URI) Santo Ângelo, sem custos para o Município.

De acordo com o secretário municipal Francisco da Silva Medeiros, o bem-estar do servidor é sempre destacado como prioridade pelo prefeito Jacques Barbosa, entendendo que isso reflete no trabalho prestado ao cidadão. Acrescenta que o projeto está baseado nas demandas da secretaria e as necessidades de acolhimento dos servidores relacionadas ao impacto laboral. “São ações importantes, reforçando a saúde preventiva, os cuidados básicos, a coibição da automedicação e o estresse, com atendimento psicológico importante, principalmente nesse momento de pandemia”. O atendimento será prestado pelo período de um ano.

AÇÕES

As ações serão realizadas pelos acadêmicos que estão em fase de conclusão dos cursos. A professora Jane Lucca, do curso de Enfermagem da URI, reforça que os alunos do 9º e 10º semestres realizam o levantamento do quadro de saúde dos servidores e na segunda etapa irão promover ações incluindo orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), automedicação, doenças crônicas não transmissíveis, saúde do homem, em especial o câncer de próstata e autoestima.

A professora Giana Brum Vendruscolo, coordenadora do curso de Psicologia da URI e supervisora de estágio, diz que o objetivo é melhorar a saúde do trabalhador e, também, a sua relação de trabalho. “Com isso, a consequência é melhorar o atendimento prestado ao público. O trabalhador se sentindo bem de saúde, com bom ambiente de trabalho, vai oferecer um atendimento melhor aos cidadãos”.
Giana afirma que o atendimento inicia de forma individual, depois será realizado um diagnóstico e propostas ações pertinentes, também em grupos.

Fotos: Fernando Gomes

Texto: Hogue Dorneles