23 de setembro de 2023
Numa demonstração notável de colaboração entre os campi universitários, nove estudantes do curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada URI em Santo Ângelo, e outros quatro da URI Santiago, estão se unindo para conduzir um estágio inovador. O foco é a desfolha manual no trigo.
Na liderança deste projeto, o professor e pesquisador Marcelo Madalosso, enfatiza que o objetivo é simular o impacto de uma doença devastadora nas plantas de trigo.
Essa doença, conhecida por provocar uma desfolha precoce, resulta na perda de uma parte crucial da planta: suas folhas. E, como todos os agricultores sabem, a perda de folhas significa perda de produtividade.
O professor Madalosso explica que essa perda de folhas se traduz diretamente em uma redução percentual na produtividade da cultura.
Assim, o grupo de estudantes está trabalhando incansavelmente na Área Experimental Agronômica II da URI Santo Ângelo para quantificar precisamente o quanto a perda de folhas afeta o rendimento final do trigo.
“Este trabalho beneficia diretamente os agricultores”, afirma o professor. “Eles podem avaliar, com base em nossa pesquisa, quanto estão perdendo em quilogramas por hectare, dependendo do dano à área folhear. Isso os ajuda a tomar decisões informadas sobre o investimento em fungicidas apropriados, garantindo uma colheita de alta produtividade.”.
Essa colaboração exemplar entre os campi da URI não apenas enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também contribui para aprimorar a agricultura regional, fornecendo informações valiosas aos produtores que buscam maximizar seus rendimentos.
Com essa pesquisa pioneira, a URI reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e a promoção do desenvolvimento agrícola sustentável em toda a região.