Incubados da Urinova desenvolvem aplicativo para avaliação de investimentos 

29 de abril de 2016

Um aplicativo que permite aos usuários avaliar títulos de renda fixa. O projeto inovador foi idealizado pela empresa Experato Investimentos e desenvolvido no início deste ano, pela empresa Affecty Systems, incubada desde novembro do ano passado na Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo. O empreendimento tem como sócios Matheus Schumacher e Wagner Silveira, egressos do curso de Ciência da Computação da URI Santo Ângelo.

Os empreendedores foram contratados pela Experato Investimento para desenvolver o aplicativo. Matheus conta que o contato surgiu a partir do intermédio da Incubadora. “Fomos apresentados no Conexão Noroeste do ano passado, nos pitches de negócios”, afirma, referindo-se aos encontros possibilitados pelo evento. Realizada em outubro de 2015, a primeira edição do Conexão Noroeste reuniu empresários, empreendedores e investidores no câmpus Santo Ângelo da URI, e teve nova edição em março deste ano.

Egressos Matheus e Wagner desenvolveram aplicativo para auxiliar investidores

APLICATIVO

O aplicativo Central do Investidor busca facilitar a aquisição de informações sobre o mercado financeiro pelos investidores. A ferramenta permite ainda realizar projeções e simulações de retorno do investimento em até 30 anos e possui informações atualizadas em tempo real do CDI, IGPM, Ibovespa, e moedas como o Dólar, Euro e Bitcoin, retorno da poupança e de ativos como Ouro, Petróleo, Soja, Trigo e Milho no mercado internacional. “Além de oferecer uma série de informações em tempo real, o aplicativo possibilita que os investidores entrem em contato com assessores financeiros, para fazer a avaliação de seus investimentos e decidir sobre novas aplicações”, explica Wagner. A ferramenta está disponível para os sistemas Android e iOS.

“Logo no início do processo de incubação nós tivemos reunião com a equipe da Experato, que apresentou a ideia do aplicativo”, conta Wagner. A partir do fechamento do contrato, os egressos da URI começaram a desenvolver o app. “Nosso desafio era unir planejamento financeiro e a área de TI, queríamos falar em linguagem acessível com o futuro investidor”, relata Felipe Fontana, sócio-diretor da Experato. Para ele, o aplicativo possibilita que as pessoas vejam que a arte de poupar pode fazer muita diferença, já que é possível realizar o cálculo com projeção de investimentos futuros de maneira simples: “O aplicativo permite que o investidor possa visualizar mais facilmente as oportunidades oferecidas”.

Felipe Fontana, da Experato, Wagner Silveira, da Affecty, Camila Dglioumini, da Urinova e Ranieri Mattos, da Experato

AFFECTY SYSTEMS

Formada em outubro de 2015, a partir do início do processo de incubação na Urinova, a empresa Affecty Systems é focada no desenvolvimento de sistemas web, como softwares, aplicativos e sites. “Nós já tínhamos pensado em montar a empresa, mas com certeza as dificuldades seriam muito maiores”, afirma Matheus. Para ele, a Incubadora possibilitou, principalmente, auxílio com contatos: “estar aqui nos abriu muitas portas. Sozinhos, seria muito mais difícil conseguir confiança dos clientes para executar os serviços”.

Pitches realizados em eventos da área possibilitaram contato com investidores e clientes

Wagner destaca o suporte que a Incubadora fornece, como a sala própria para a empresa, cursos, eventos e os demais espaços compartilhados. “A infraestrutura da URI é muito boa. Tivemos diversos encontros com clientes na sala de reuniões”, ressalta. Sobre os contatos, ele menciona a importância da participação em eventos da área, como o Conexão Noroeste. “Tivemos pitches nas duas edições do evento. É um excelente momento para contato com investidores, com possíveis clientes. As duas oportunidades nos mostraram potenciais parceiros”.

Para o gestor da Incubadora, professor Carlos Oberdan Rolim, outro ponto importante da realidade dos incubados são as capacitações. “Dispomos de cursos, treinamentos e consultorias para os projetos, além da infraestrutura de laboratórios e biblioteca. É uma série de capacitações que possibilita desenvolver os empreendimentos”, salienta Oberdan. Ele ainda acrescenta: “Caso os empresários precisem de ajuda, podem procurar a Urinova que provavelmente iremos encontrar uma solução para os problemas”.Participação no Conexão Noroeste possibilitou contato com investidores e possíveis clientes

Sobre a parceria com a Affecty, Felipe Fontana destaca a proximidade como um fator chave para o desenvolvimento do projeto: “acho muito interessante esta aproximação que a Incubadora possibilita entre empresários e os estudantes. Se o nosso contato fosse com uma empresa de tecnologia de outra cidade, talvez nós não tivéssemos um contato tão direto e não conseguíssemos esse resultado. Foi um belo trabalho deles, já tivemos um retorno muito bom”, afirma o empresário. Para ele, a Incubadora possibilita a geração de novos negócios, aproximando os jovens da realidade do mercado: “É muito bom que eles possam colocar a teoria com a prática. Juntar a Universidade, empresários e associações comerciais tem tudo para dar certo”.

Para o futuro, os empreendedores planejam desenvolver sistemas próprios. “Atualmente a gente presta bastante serviço para empresas de fora. Queremos continuar neste setor, mas também desenvolver produtos próprios, visando recorrência”, afirma Matheus. A empresa trabalha atualmente com mais dois aplicativos e um sistema de gerenciamento de eventos.

Mais informações no site affecty.com ou no e-mail contato@affecty.com.

Aplicativo foi desenvolvido no início deste ano

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Sobre a graduação em Ciência da Computação da URI Santo Ângelo, Wagner destaca a base oferecida pelo curso: “Depois de passar pelas cadeiras de programação, fica bem mais fácil aprender uma nova linguagem. O curso oferece toda a base que a gente precisa na área, mas é claro que tem que se atualizar, aprender outras linguagens”. A respeito do tema, Matheus complementa: “Sem a base da faculdade a gente não consegue caminhar”.

Empreendedores destacam a importância da utilização da infraestrutura da Incubadora

URINOVA
A Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo – pretende apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica. Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional, por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. O objetivo da Incubadora é desenvolver ações de apoio e fomento aos novos empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Mais informações pelo telefone (55) 3201-6222 ou pelo site urinova.san.uri.br.