30 de maio de 2023
A coordenação do Curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, deu início, nesta terça-feira, dia 30, a atividade de implantação de uma horta escolar junto à Escola Estadual Augusto Nascimento e Silva.
A professora Simone Bieger juntamente com suas colegas Marcia Inês Maschio dos Santos e Vanessa Baptista, buscaram na Universidade a concretização de uma parceria, envolvendo toda sua estrutura acadêmica.
O professor Marlon Ferrazza e as estagiárias Camila Tenório e Natalia Heizmann, serão os responsáveis por orientar estudantes e professoras da escola pública, visando a implantação do projeto de horta sustentável no sistema vertical.
A opção por esse tipo de plantio, é devido ao pouco espaço existente na E.E. Augusto Nascimento e Silva, além de ser um modelo que apresenta grande economia de água.
Segundo o agrônomo Marlon Ferraza, essa horta vertical consiste no plantio de hortaliças de pequeno porte utilizando o espaço vertical, seja em garrafas pet ou pedaços de canos de PVC.
A diretora da Escola Augusto, professora Rosani Isolan e sua vice-diretora Jornada Zandomenigui Fetter, participaram do lançamento do projeto, onde agradeceram à URI que, através do seu curso de Agronomia, será responsável por toda orientação técnica na implementação da iniciativa.
Já a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Guisleni, comentou que essa atividade extraclasse, que os alunos da graduação irão desenvolver, é de vital importância na formação desses futuros profissionais, os quais terão sempre a supervisão dos professores da Universidade.
Durante o contato com os alunos, o professor Marlon Ferrazza, palestrou sobre a “Implantação e Condução de uma Horta”, mencionando que a horta escolar tem como principal objetivo integrar os diversos tipos de recursos de aprendizagem, integrando-se ao dia a dia da escola, gerando fonte de pesquisa e observação, além de exigir uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Com a assistência técnica da Agronomia da URI Santo Ângelo, serão produzidas, num primeiro momento, hortaliças, ervas e temperos, cuja produção será utilizada no reforço da merenda-escolar.