URI | Santo Ângelo

Egressos de Engenharia Civil são aprovados em Mestrados na UFRGS e UFSM

12 de maio de 2022

 

O curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo comemora a aprovação em Mestrados, neste semestre, de quatro egressos recém formados, sendo três na UFRGS e um na UFSM.

Charles Nicholas Moura Bueno foi aprovado em 1º lugar na UFSM, na Área de Concentração Estruturas e Sistemas Construtivos. A área estuda os mais diversos sistemas construtivos e suas manifestações patológicas, além do comportamento de estruturas sob a ação de diferentes tipos de carregamentos, estáticos, dinâmicos e ações excepcionais como incêndio, por meio de modelagens computacionais, ensaios laboratoriais e avaliações in loco, tendo como premissas básicas a segurança, a durabilidade, o desempenho e o baixo impacto ambiental.

Esther Grass Carvalho foi aprovada na UFRGS na Área de Concentração de Gestão e Economia da Construção, Linha de Pesquisa de Gestão de Projetos e Building Information Modeling -BIM ou Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de uma metodologia que envolve várias ferramentas, tecnologias e contratos para a geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.

Caroline dos Santos Santa Maria foi aprovada no curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na Área de Concentração de Construção e Infraestrutura. Tem como escopo um conjunto de temas relacionados ao projeto, gestão, execução e operação do ambiente construído, tanto no que se refere a obras de Construção Civil como de Infraestrutura, abrangendo alguns temas tradicionais da Engenharia Civil, mas também temas emergentes e de grande relevância para o país, sendo dada especial ênfase à questão do Meio Ambiente. A Linha de Pesquisa será a de Desempenho e Patologia das Construções.

Dalila Thayna Dapper foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na Área de Concentração de Estruturas. Nesta área podem ser estudados a ação do Vento em Estruturas, Análise Experimental, Dinâmica Estrutural, Dispersão de Poluentes, Mecânica dos Materiais, Métodos Probabilísticos, Confiabilidade e Análise de Risco, Modelos Matemáticos e Métodos Computacionais, Recuperação de Estruturas, Projetos e Análises de Estruturas de Concreto, Metálicas e de Fundações.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Gustavo Cantarelli, destaca que “a qualidade dos professores, a estrutura que o curso oferece, as pesquisas desenvolvidas a qualidade do ensino, juntamente com a dedicação e esforço dos acadêmicos, certamente foram pontos fundamentais para essa conquista. A coordenação e Professores do Curso de Engenharia Civil da URI sentem-se orgulhosos e muito felizes pelas conquistas dos egressos e os cumprimenta pela dedicação e empenho. Que os mesmos sirvam de incentivo aos atuais estudantes que desejam continuar se aprimorando nos seus estudos”.