“Diálogos com a Diversidade” prepara para uma docência inclusiva

13 de junho de 2016

Os cursos de Pedagogia, Matemática e Educação Física da URI Santo Ângelo são os promotores do II Diálogos com a Diversidade – Educação além da Sala de Aula, a ser realizado de 22 a 24 de junho, no câmpus da URI.

Sob a coordenação da professora Maria Aparecida Brum Trindade , o evento busca investigar a temática da diversidade enquanto diferença humana, bem como os atravessamentos históricos, legais, pedagógicos e subjetivos que constituem a prática docente inclusiva em instituições escolares e não escolares. Seu propósito é compreender os desafios impostos aos cursos de formação de professores contemporâneos em/ou contribuir com a resolução de problemas e demandas da sociedade através da extensão acadêmica.

O “Diálogos com a Diversidade” envolve as disciplinas de LIBRAS, Educação Inclusiva I e II, Campos Profissionais Pedagógicos B e C, Educação de Jovens e Adultos e Organização do Trabalho Pedagógico.

A programação a ser desenvolvida é a seguinte:

Dia 22 – “Dia da Experiência Visual- Em defesa da Escola Bilíngue para Surdos”.

14h às 17h – Circuito Esportivo Bilíngue, no Ginásio da URI (estudantes do IFF Santo Ângelo) – Show de talentos com apresentações de teatro e músicas em LIBRAS (participação dos estudantes de Ciências Contábeis da URI, Cerro Largo, e de Matemática, Educação Física, Pedagogia URI Santo Ângelo); Mostra de pôsteres e exposição de recurso bilíngues para surdos.

Dia 23 – “Licenciaturas em foco- reflexões sobre a Inclusão e o Direito à Diversidade”

19h30 às 22h30 – Mesa redonda no salão de atos do prédio 23: Denise Sponchiado, URI, Erechim – “A inclusão da LIBRAS e da Educação Inclusiva no currículo dos cursos de licenciatura e a formação de professores contemporâneos”; Kelly Castilho IFF, Santo Ângelo e Francieli Locateli, pedagoga e professora da rede municipal de Santo Ângelo – “Ser mãe e educadora, frente a inclusão das diversidades”; Mostra de pôsteres e exposição de recurso bilíngues para surdos.

Dia 24 – “Educação Popular e o Reverso da Educação – Na contramão dos Direitos Humanos”

19h30 às 22h30 – no Quiosque da Affuri – Exposição Sentires – A pedagogia do cuidado em espaços hospitalares. Mostra – “Narrativas populares, imagens e sentidos da EJA”. Teatro e explicação do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência– PROERD”. Participação de estudantes Escola Municipal Ensino Fundamental Liberato Salzano Vieira da Cunha; Confraternização – Festejo popular junino (de preferência ir a caráter).

Mesa redonda: Jonatã Ferreira; Conselheiro tutelar e psicólogo –  “do Direito a educação e as negligencias da família e da escola”; Luis Carlos Rosa; Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude de Santo Ângelo –  “Educação de Jovens e Adultos, compensação e cidadania”; Jesiane Izolan; Pedagoga, alfabetizadora da escola Flávio Gilberto Bley,  Neeja, Presídio Regional de Santo Ângelo – “Educação do cárcere e as possibilidades de reinserção social”; Rosangela Angelim; Professora da URI Santo Ângelo – “Direito humano à educação”.