Congresso Internacional debate Multiculturalismo e Direitos Humanos na URI

28 de novembro de 2024

 

Na noite de quarta-feira, teve início o XVI Congresso Internacional de Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania, realizado no auditório do prédio 13 da Universidade Regional Integrada (URI). O evento, que se estenderá até esta sexta-feira, 29 de novembro, reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais de direito para discutir temas contemporâneos e relevantes para o campo.

A cerimônia de abertura contou com a ilustre presença do professor Dr. João Martins Bertaso, coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da URI. Em sua fala, Dr. Bertaso destacou que o congresso visa fortalecer o processo formativo dos alunos, enriquecendo suas experiências acadêmicas com sólidas bases teóricas e práticas investigativas em direito. Além disso, o evento busca fomentar a atualização e o aperfeiçoamento de estudantes de graduação, mestrado, doutorado, docentes e profissionais da área.

O primeiro painel do congresso, presidido pela professora Drª Janete Rosa Martins, abordou o tema “O Tenentismo – As raízes missioneiras e os 100 anos da Coluna Prestes: Impactos políticos, jurídicos e sociais na vida brasileira.”

O professor Dr. Romeu Machado Karnikowski e o debatedor Mestre José Roberto de Oliveira conduziram a discussão, traçando um panorama sobre o impacto do tenentismo, especialmente na região missioneira, e suas influências no cenário político atual.

Dr. Karnikowski destacou o papel da Brigada Militar e das guarnições federais na formação da Coluna Prestes em 1924, enquanto José Roberto enfatizou a relevância dos processos históricos e culturais militares nos dias de hoje.

Na quinta-feira, as discussões continuam com dois painéis importantes. O primeiro, das 19h45 às 20h45, aborda “Derechos indígenas y pluralismo jurídico,” com a participação dos palestrantes Prof. Dr. Manuel Alberto Jesús Moreira e Profa. Ma. Florencia Velly, ambos da Universidade Nacional de Misiones, Argentina. O segundo painel, das 21h às 22h, foi dedicado ao tema “Juicios por delitos de lesa humanidad en Argentina,” liderado pela Profa. Ma. Florencia Vely.

Para encerrar o congresso, na sexta-feira, ocorrerá uma visita técnica de estudos no Sítio Arqueológico em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, proporcionando uma experiência prática aos participantes e promovendo uma imersão nas riquezas culturais e históricas da região.

Este evento não apenas reforça a formação acadêmica dos participantes, mas também amplia o conhecimento sobre questões pertinentes aos direitos humanos e à cidadania em contextos multiculturais, propiciando um espaço para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos de diversas partes do mundo.