Atleta paraolímpico faz palestra e dá exemplo de superação a estudantes da URI

14 de agosto de 2023

 

Uma verdadeira aula de superação. Assim foi a palestra de Diego Ferreira Lemos para os estudantes de Educação Física, Pedagogia e Direito da URI Santo Ângelo. Diego é cego desde a infância e compartilhou com os acadêmicos as dificuldades que precisou superar ao longo da vida, desde o preconceito na escola até o descrédito que passou por algumas pessoas durante o período em que fez a graduação. Hoje, Diego é formado em direito.

Ele relatou que encontrou no esporte uma fonte de inspiração e superação da realidade a qual atravessava. Ele formou o primeiro time de futebol para cegos de Pelotas, no sul do estado. O atleta e advogado também praticou judô e jiu-jitsu ao longo de sua trajetória.

Diego contou que tem dois filhos, e que nunca ter visto como eles são o entristece, mas que ele supera essa dificuldade a partir do amor que sente por eles. Ao longo da palestra, Diego criticou todas as formas de preconceito, desde os que viveu pela deficiência até aqueles que são presentes na sociedade, como por cor, religião e demais intolerâncias.

As palestras que ele dá são gratuitas, e a fonte de renda dele e da esposa durante esses eventos é a comercialização dos tradicionais doces de Pelotas.

Após a palestra, Diego propôs uma atividade na qual os estudantes precisavam andar vendados pelo ginásio da URI. A intenção foi fazer com que os alunos vivenciassem aquilo que é a rotina de Diego Ferreira Lemos: sentir o mundo sem poder enxergá-lo.

Sem dúvida, um exemplo de superação.