9 de maio de 2025
Alunos do 1º semestre do curso de Matemática – Programa Professor do Amanhã da URI Santo Ângelo participaram, nos dias 22 de abril e 7 de maio, de atividades de prática de observação em escolas da rede pública estadual. A iniciativa buscou proporcionar aos acadêmicos uma imersão no ambiente escolar, aproximando-os do cotidiano das instituições de Educação Básica e ampliando a compreensão sobre o papel do professor de Matemática nesse cenário.
A primeira visita ocorreu à noite, no dia 22 de abril, no Colégio Estadual Pedro II. Os estudantes foram recebidos pela diretora Valesca Sorteia, além de Jaqueline Rodrigues Gayer (coordenadora do curso Técnico em Secretariado), Monica Lucca Bortolato (orientadora de estágio do Curso Técnico em Secretariado) e Letícia Rieger (supervisora do Ensino Médio noturno).
Já no dia 7 de maio, à tarde, a atividade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Unirio Carrera Machado, com acolhida da diretora Marivete Gamba Balzan, da vice-diretora do Tempo Integral Ângela Martins Lourenço e dos professores coordenadores Jeferson Santhiago Souza (Ciências da Natureza), Daniela Cardoso Moraes (Matemática), Ariane Miron Chiogna (Ciências Humanas) e João Marcos Amélio Machado (Linguagem).
Durante as visitas, além da imersão na realidade escolar, os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar diferentes setores das instituições educacionais, relacionando teoria e prática. Para orientar a atividade, os estudantes seguiram um roteiro elaborado com a professora e coordenadora do curso, Dra. Rosangela Ferreira Prestes, que direcionou a atenção para pontos como infraestrutura escolar, organização curricular, acessibilidade, uso de tecnologias e contexto social da comunidade. O instrumento também incentivou uma análise crítica sobre o campo de atuação do professor de Matemática, fortalecendo a ligação entre conteúdos teóricos discutidos em sala de aula e o cotidiano das escolas.
A iniciativa faz parte da proposta pedagógica do curso e dos objetivos do Programa Professor do Amanhã, que busca garantir a inserção dos licenciandos nas escolas de Educação Básica desde o início da formação, promovendo experiências práticas acompanhadas por profissionais da universidade e da rede de ensino. A interação vivenciada fortalece a formação docente e estabelece um importante elo entre teoria e prática.
A URI agradece à 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), às equipes diretivas e pedagógicas e as professoras Sandra e Rosa, das escolas visitadas pela acolhida e pela oportunidade de troca e aprendizado, que certamente contribuirão de maneira significativa para a preparação dos futuros professores.