Atendimento gratuito da Clínica de Psicologia da URI reafirma o caráter comunitário da Universidade

15 de março de 2022

O termo “comunitária”, que caracteriza a URI em virtude de sua situação específica – não é pública nem privada – reflete-se na quantidade e na abrangência de serviços e projetos que atendem diferentes demandas de natureza social.

Entre estes, encontra-se a Clínica-Escola de Psicologia da URI Santo Ângelo, com atividades iniciadas em 1998 e cuja estrutura e funcionamento estão organicamente ligados ao curso de Psicologia.

Conforme observa o professor responsável pela Clínica de Psicologia da URI – Santo Ângelo, psicólogo, mestre em Psicologia Clínica José Vicente Alcântara, “apesar de não fazer parte do SUS, a Clínica desenvolve hoje um papel importantíssimo ao atender as demandas que nos são encaminhadas por médicos, escolas, CAPS, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Conselho Municipal da Mulher. Somos um serviço consolidado e de alto nível, desenvolvido num ambiente adequado”.

O atendimento gratuito da Clínica de Psicologia tem como critérios básicos a urgência da situação do paciente e na sequência, sua condição financeira, que limita os recursos em um salário mínimo por pessoa, na família.

Os serviços psicoterápicos oferecidos são desenvolvidos pelos universitários dos últimos semestres, com supervisão dos professores. “É o suprassumo do que a Universidade pode oferecer à comunidade”, diz o professor José Vicente. “O serviço é de excelência, porque desejamos o melhor na formação dos futuros profissionais”.

Os graduandos de Psicologia podem realizar seu estágio em outros ambientes, como hospitais, clínicas, escolas, empresas, “mas aqui, observa o professor José Vicente, há uma diversidade de pacientes e questões que torna o estágio muito próximo da realidade, além de contarem com o suporte acadêmico mais próximo”.

Os pacientes atendidos na Clínica incluem crianças, jovens, adultos, casais, que contam com professores especialistas para supervisionar cada tipo de público.

Apesar do período excepcional causado pela pandemia do Covid-19, a Clínica nunca deixou de atuar, prestando serviços de maneira remota.

Interessados devem fazer o primeiro contato pelo telefone (55) 3313-7900, solicitando a Clínica de Psicologia, que fará o agendamento para a visita de acolhimento.

A Clínica-Escola de Psicologia da URI Santo Ângelo funciona no prédio 3, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 21h30.

Na foto, a coordenadora do curso de Psicologia, professora Giana Vendruscolo, o estagiário Paulo Onésio da Silva Junior, o professor responsável pela Clínica, José Vicente Alcântara e a, a professora supervisora Daniela Gonzalez.