O curso de Matemática da URI, campus de Santo Ângelo, habilita a ação de docentes na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, busca: Formar um profissional competente com capacidade e criatividade, que realmente assume seu compromisso com a sociedade em transmitir e difundir a Matemática, mantendo-se sempre atualizado para poder inovar; Embasar o profissional egresso do curso com sólidos conhecimentos científicos, com formação didático-pedagógica, que tenha capacidade de organizar, acompanhar e intervir no processo de ensino-aprendizagem, atuando como agente de mudança educacional e social, assumindo uma postura coerente e ética no desenvolvimento de sua profissão. Desenvolver o senso crítico de modo a permitir que os acadêmicos reconheçam as necessidades regionais e nacionais do educador na área de Matemática.
O curso de Matemática oferecido pela URI se destina à formação de professores de Ensino Fundamental e Médio, possibilitando a continuação dos estudos em nível de pós-graduação em Matemática ou áreas afins, bem como pesquisa em educação matemática e atuação em diversos setores educacionais ou empresariais.
1 º SEMESTRE | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1043 | MATEMÁTICA ESSENCIAL | 80 | 0 | 4 | 10-1044 | MATEMÁTICA NA PRÁTICA: DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES | 60 | 20 | 4 | 70-1279 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PROFISSÃO DOCENTE | 40 | 0 | 2 | 70-1280 | FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 60 | 20 | 4 | 70-975 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 40 | 0 | 2 | 80-355 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 30 | 10 | 2 | 10-1045 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA I | 20 | 20 | 2 |
2 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1213 | PSICOLOGIA DA DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | 20 | 4 | 10-1046 | GEOMETRIA PLANA | 80 | 0 | 4 | 10-1047 | TRIGONOMETRIA BÁSICA E AVANÇADA | 80 | 0 | 4 | 10-1048 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 70-1282 | EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 10-1049 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA II | 20 | 20 | 2 | 70-1283 | PROJETO INTEGRADOR I - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 40 | 0 | 2 |
3 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1050 | SEQUÊNCIAS E FUNÇÕES | 80 | 0 | 4 | 10-1051 | GEOMETRIA ESPACIAL | 80 | 0 | 4 | 70-1284 | DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 60 | 20 | 4 | 10-1052 | INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 70-1285 | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | 40 | 0 | 2 | 10-1053 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA III | 20 | 20 | 2 | 70-1286 | PROJETO INTEGRADOR II - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 40 | 0 | 2 |
4 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1287 | METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA | 60 | 20 | 4 | 10-1054 | ÁLGEBRA LINEAR | 80 | 0 | 4 | 10-1055 | CÁLCULO DIFERENCIAL | 80 | 0 | 4 | 10-1056 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 80 | 0 | 4 | 10-1057 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA IV | 20 | 20 | 2 | 70-1288 | PROJETO INTEGRADOR III - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
5 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1289 | POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 40 | 0 | 2 | 80-350 | LIBRAS I | 40 | 0 | 2 | 10-1058 | GEOMETRIA ANALÍTICA | 80 | 0 | 4 | 10-1059 | CÁLCULO INTEGRAL | 80 | 0 | 4 | 10-1060 | PROBABILIDADE ESTATÍSTICA E APLICADA | 80 | 0 | 4 | 10-1061 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | 0 | 60 | 3 | 70-1290 | PROJETO INTEGRADOR IV - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
6 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1291 | DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO | 60 | 20 | 4 | 10-1062 | TCC I | 0 | 40 | 2 | 10-1063 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 80 | 0 | 4 | 10-1064 | FÍSICA BÁSICA I | 40 | 0 | 2 | 10-1065 | ESTÁGIO CURRÍCULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA A | 0 | 80 | 4 | 10-1066 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO INC | 0 | 40 | 2 | 70-1292 | PROJETO INTEGRADOR V - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
7 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1067 | TCC II | 0 | 40 | 2 | 10-1068 | FÍSICA BÁSICA II | 40 | 0 | 2 | 10-1069 | ESTÁGIO CURRÍCULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA B | 0 | 160 | 8 | 10-1070 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO FU | 0 | 40 | 2 | 60-1414 | CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | 0 | 40 | 2 | 70-1293 | PROJETO INTEGRADOR VI - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
8 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1071 | ESTÁGIO CURRICULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA C | 0 | 160 | 8 | 10-1072 | FUNDAMENTOS DA ANÁLISE | 40 | 0 | 2 | 10-1073 | MATEMÁTICA AVANÇADA: CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 80 | 0 | 4 | 70-1294 | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 0 | 2 | 10-1074 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO MÉD | 0 | 60 | 3 |
ELETIVAS | ||||
---|---|---|---|---|
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS |
NOTURNO
MÍNIMO: 4 ANOS
MÁXIMO: 9 ANOS
ROSANGELA FERREIRA PRESTES
ro.fprestes@san.uri.br
ANA CRISTINA CZEGELSKI DUARTE
ANTONIO VANDERLEI DOS SANTOS
DINALVA AGISSÉ ALVES DE SOUZA
ELIANI RETZLAFF
FÁBIO CÉSAR JUNGES
GILVETE SILVANIA WOLFF LIRIO
JOÃO CARLOS KRAUSE
MARCOS ANDRÉ COSTA
ROSANGELA FERREIRA PRESTES
RUBIA DIANA MANTAI
SANDRA BALBE DE FREITAS