O curso de Matemática da URI, campus de Santo Ângelo, habilita a ação de docentes na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Para isso, busca: Formar um profissional competente com capacidade e criatividade, que realmente assume seu compromisso com a sociedade em transmitir e difundir a Matemática, mantendo-se sempre atualizado para poder inovar; Embasar o profissional egresso do curso com sólidos conhecimentos científicos, com formação didático-pedagógica, que tenha capacidade de organizar, acompanhar e intervir no processo de ensino-aprendizagem, atuando como agente de mudança educacional e social, assumindo uma postura coerente e ética no desenvolvimento de sua profissão. Desenvolver o senso crítico de modo a permitir que os acadêmicos reconheçam as necessidades regionais e nacionais do educador na área de Matemática.
O curso de Matemática oferecido pela URI se destina à formação de professores de Ensino Fundamental e Médio, possibilitando a continuação dos estudos em nível de pós-graduação em Matemática ou áreas afins, bem como pesquisa em educação matemática e atuação em diversos setores educacionais ou empresariais.
1 º SEMESTRE | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1043 | MATEMÁTICA ESSENCIAL | 80 | 0 | 4 | 10-1044 | MATEMÁTICA NA PRÁTICA: DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES | 60 | 20 | 4 | 70-1279 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A PROFISSÃO DOCENTE | 40 | 0 | 2 | 70-1280 | FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 60 | 20 | 4 | 70-975 | METODOLOGIA CIENTÍFICA - EAD | 40 | 0 | 2 | 80-355 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 30 | 10 | 2 | 10-1045 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA I | 20 | 20 | 2 |
2 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1213 | PSICOLOGIA DA DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | 20 | 4 | 10-1046 | GEOMETRIA PLANA | 80 | 0 | 4 | 10-1047 | TRIGONOMETRIA BÁSICA E AVANÇADA | 80 | 0 | 4 | 10-1048 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 70-1282 | EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 10-1049 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA II | 20 | 20 | 2 | 70-1283 | PROJETO INTEGRADOR I - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 40 | 0 | 2 |
3 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1050 | SEQUÊNCIAS E FUNÇÕES | 80 | 0 | 4 | 10-1051 | GEOMETRIA ESPACIAL | 80 | 0 | 4 | 70-1284 | DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 60 | 20 | 4 | 10-1052 | INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA | 40 | 0 | 2 | 70-1285 | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | 40 | 0 | 2 | 10-1053 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA III | 20 | 20 | 2 | 70-1286 | PROJETO INTEGRADOR II - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 40 | 0 | 2 |
4 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1287 | METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA | 60 | 20 | 4 | 10-1054 | ÁLGEBRA LINEAR | 80 | 0 | 4 | 10-1055 | CÁLCULO DIFERENCIAL | 80 | 0 | 4 | 10-1056 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 80 | 0 | 4 | 10-1057 | PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA IV | 20 | 20 | 2 | 70-1288 | PROJETO INTEGRADOR III - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
5 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1289 | POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 40 | 0 | 2 | 80-350 | LIBRAS I | 40 | 0 | 2 | 10-1058 | GEOMETRIA ANALÍTICA | 80 | 0 | 4 | 10-1059 | CÁLCULO INTEGRAL | 80 | 0 | 4 | 10-1060 | PROBABILIDADE ESTATÍSTICA E APLICADA | 80 | 0 | 4 | 10-1061 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | 0 | 60 | 3 | 70-1290 | PROJETO INTEGRADOR IV - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
6 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 70-1291 | DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO | 60 | 20 | 4 | 10-1062 | TCC I | 0 | 40 | 2 | 10-1063 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 80 | 0 | 4 | 10-1064 | FÍSICA BÁSICA I | 40 | 0 | 2 | 10-1065 | ESTÁGIO CURRÍCULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA A | 0 | 80 | 4 | 10-1066 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO INC | 0 | 40 | 2 | 70-1292 | PROJETO INTEGRADOR V - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
7 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1067 | TCC II | 0 | 40 | 2 | 10-1068 | FÍSICA BÁSICA II | 40 | 0 | 2 | 10-1069 | ESTÁGIO CURRÍCULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA B | 0 | 160 | 8 | 10-1070 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO FU | 0 | 40 | 2 | 60-1414 | CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | 0 | 40 | 2 | 70-1293 | PROJETO INTEGRADOR VI - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 60 | 0 | 3 |
8 º SEMESTRE | ||||||||||||||
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS | 10-1071 | ESTÁGIO CURRICULAR EM ENSINO DE MATEMÁTICA C | 0 | 160 | 8 | 10-1072 | FUNDAMENTOS DA ANÁLISE | 40 | 0 | 2 | 10-1073 | MATEMÁTICA AVANÇADA: CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL | 80 | 0 | 4 | 70-1294 | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 0 | 2 | 10-1074 | LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO ENSINO MÉD | 0 | 60 | 3 |
ELETIVAS | ||||
---|---|---|---|---|
CÓD. DISCIPLINA | DISCIPLINA | CHT | CHP | CRÉDITOS |