Com ampla estrutura e atuação na região, a URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, destaca-se pelo diferencial de atuação na comunidade. Com mais de 13 mil alunos, nos quatro câmpus e duas extensões, a Universidade é comunitária, com comprometimento com o desenvolvimento da região onde atua.

A URI tem suas ações voltadas para a ética e a qualidade, prezando pela inovação e sustentabilidade. Por meio da pesquisa e extensão, são desenvolvidos projetos inovadores, relacionados com a comunidade onde a Universidade está inserida.

No câmpus de Santo Ângelo, a URI possui 22 cursos de graduação, três mestrados, um doutorado e Escola de Educação Básica. A unidade recebe estudantes de mais de 70 municípios da região, num total de quatro mil alunos no ensino básico, profissional, superior e pós-graduação.  A estrutura inclui mais de 124 laboratórios, biblioteca com 144 mil exemplares.  São mais de 400 profissionais atuando no câmpus, e 90% do corpo docente formado por mestres e doutores.

Entre as atividades, projetos e laboratórios, destacam-se o Núcleo de Práticas Jurídicas, projeto Viva a Vida, Farmácia-escola, PET-Saúde, Clínica de Psicologia.

O desenvolvimento regional e a inovação caracterizam-se como foco da Instituição na prática. Nesse sentido, merecem destaque projetos como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Urinova; o TecnoURI Missões- Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões; o Polo de Modernização Tecnológica das Missões; o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo.

 

       Missão

Formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.

 

       Valores

– Ação Solidária

– Cooperação e Integração

– Garantia dos direitos humanos e diversidade cultural

– Sustentabilidade integrada com a conservação da Biodiversidade