URI ministrou curso de Auriculoterapia

A URI Santo Ângelo encerrou no final de novembro o curso de formação básica em Auriculoterapia, ministrado desde outubro, e que preparou 37 novos profissionais na área.

O curso foi ministrado pela professora Márcia Betana Cargnin, Enfermeira especialista em Acupuntura, e teve a colaboração dos monitores, acadêmicos de enfermagem Lucas Gabriel Ramos e Fernanda Soares de Aguiar. As aulas teóricas ocorreram de forma síncrona, com encontros semanais on-line, por meio da plataforma Google meet. A turma estava composta por estudantes e profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, biomedicina, nutrição.

A prática ocorreu de forma presencial, onde foram tomadas as medidas de cuidados em relação ao distanciamento e proteção individual de cada aluno, devido à atual pandemia.

O QUE É

A auriculoterapia é parte integrante da Acupuntura, uma das técnicas mais divulgadas da Medicina Tradicional Chinesa, e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia complementar e integrativa. É um método que conquistou seu espaço pelos resultados obtidos, baixo custo e por ser pouco ou nada invasivo.

Pode ser usada para trabalhar questões emocionais, físicas e mentais, contribuindo com problemas relacionados à dor, distúrbios do sono, obesidade, saúde mental e bem estar, além de promover o reequilíbrio energético. Pode ainda ser utilizada isolada ou associada a alguma outra técnica convencional ou de prática integrativa.