Bem Estar e Saúde Mental: Só a medicação resolve?

URI e SMS promovem evento sobre o tema na quarta-feira, 18, pelo youtube, com o médico Edson Cardoso

Você já se sentiu impotente diante de uma situação? Angustiado, preocupado, triste ou irritado? Esses são sentimentos provocados por diferentes fatores e situações e que levam muitas pessoas a buscarem como ajuda para o alívio de seus males, diferentes tipos de substâncias, tais como tranquilizantes e medicamentos.

Palavras como “drogas”, “lícitas e ilícitas”, “maconha”, “rivotril”, “anfetaminas” … dentre tantas outras tomaram conta das notícias, filmes e séries, invadindo as nossas escolas e as nossas famílias.

Dentre os estudantes, situações como o estresse, ansiedade e insônia e as responsabilidades acadêmicas têm sido apontadas como importantes causas para o consumo de drogas tanto lícitas quanto ilícitas. As chamadas substâncias psicoativas estão entre os medicamentos mais vendidos e consumidos na atualidade. E, dentre os universitários, pesquisas apontam que, em torno de 40% destes já consumiram ou consomem algum tipo de droga, como a maconha. Casos de intoxicações com substâncias deste tipo são importante causa de hospitalização e mortalidade. Por isso, um tema de saúde pública.

Pensando na necessidade de promover momentos de discussão sobre o tema, a URI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município convidou o médico psiquiatra Edson Cardoso para conversar sobre esse assunto em uma live. O dr Edson tem uma longa caminhada junto à comunidade nessa área, atuando na prevenção e no tratamento do uso abusivo de drogas.

O evento é gratuito, pode ser acompanhado pelo youtube, no canal da URI Santo Ângelo, no link https://www.youtube.com/watch?v=RtAHhFD2H0Y&feature=youtu.be. Aqueles que desejarem certificado, poderão inscrever-se também sem custos. Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @petsande_sa, ou pelo telefone 3312-0194 (horário 8:00 – 12:30).