URI Santo Ângelo recebe 5 Prêmios Destaque no SIIC 2020

Ocorreu na quinta-feira, 29 de outubro, organizado pelo Câmpus de Frederico Westphalen, o XXVI Seminário Institucional de Iniciação Científica (SIIC), XXIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e XVIII Seminário de Extensão, que, teve como tema: “Pesquisa e inovação: “empreendendo na ciência para a transformação social”.

Nesta edição de 2020 o SIIC foi realizado totalmente remoto, utilizando as plataformas digitais, em função da pandemia. O Seminário faz parte das atividades acadêmicas da Universidade, no campo da Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, que integram a sólida formação dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento em que a URI atua.

O evento teve como objetivo oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração da pesquisa e extensão entre a URI e outras IES, comunidade regional, nacional e internacional.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da FAPERGS, Dr. Odir Dellagostin, que discorreu sobre a “Pesquisa no contexto atual”.

As apresentações dos trabalhos aconteceram em 51 salas virtuais proporcionando a socialização, divulgação e avaliação das atividades de pesquisa de Iniciação Científica, de Extensão e Pós-Graduação desenvolvidas na URI; promovendo a integração de estudantes, docentes, pesquisadores, extensionistas e pós-graduandos de todas as áreas do conhecimento da Universidade com outras IES e comunidade local e regional.

O Campus de Santo Ângelo participou do evento com um número expressivo de bolsistas e professores /orientadores.

Os professores que integram os Comitês de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão (CIAP e CIAPEX), assim como o Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) participaram do Seminário de Formação Continuada promovido pela Pró Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, coordenado pela Profª Drª Neusa Maria John Scheid.

 No final do evento, são premiados os melhores artigos decorrentes das pesquisas e das atividades extensionistas, desenvolvidos pelos bolsistas nos projetos dos professores pesquisadores. No Campus de Santo Ângelo, receberam o Prêmio Destaque, os seguintes trabalhos:

DESTAQUES

Na extensão, área de Direitos Humanos, o artigo “Acesso à Justiça e a uma Ordem Jurídica justa pelo implemento da dignidade da pessoa humana como instrumento de efetivação da assistência jurídica no Presídio Regional de Santo Ângelo”. O projeto extensionista foi realizado pela acadêmica Carolina Mroginski Bueno, sob orientação da professora Dra Charlise Paula Colet Gimenez;

Na área da Cultura, o artigo de extensão vencedor foi “Diálogos e Intervenções em Violência contra a Mulher”. A acadêmica laureada foi Naillê Belmonte Trindade e a responsável pelo projeto extensionista, a professora Mestre Lizete Dieguez Piber;

Na extensão, área de Tecnologia e Produção, venceu o artigo “Projeto Novos Empreendedores do Amanhã – Desenvolvimento da Cultura do Empreendedorismo com professores e alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de Santo Ângelo”, realizado pela acadêmica Márcia da Silva Santos e orientada pelo professor Dr. Carlos Oberdan Rolim;

Na Iniciação Cientifica, área das Engenharias, o artigo “Estudo e Caracterização do Compósito de Plástico Reciclado e Resíduo de MDF” foi o premiado. A pesquisa foi realizada pelas acadêmicas Daniele Emmel Becker e Anelise Fraga, orientadas pelos pesquisadores Dra. Patricia Siqueira Alves e Dr. Flávio Kieckow, respectivamente;

Na área de Ciências Humanas, o artigo de iniciação cientifica vencedor foi do acadêmico João Francisco Geff do Amaral, orientado pelo prof. Me José Vicente Nunes de Alcântara, intitulado “O Bebê e seus educadores: A Educação Infantil como uma possibilidade no desenvolvimento psíquico”.

A direção da URI Campus de Santo Ângelo e os comitês CIAP, CIAPEX e CEP parabenizam os bolsistas e professores/orientadores pela conquista e destacam a importância da integração da pesquisa, do ensino e da extensão na construção e socialização do conhecimento.

MANIFESTAÇÕES

O Diretor Acadêmico Marcelo Stracke assim se manifestou: “Quero parabenizar a todos os orientadores e bolsistas pela excelente participação neste evento e uma saudação especial aos 5 bolsistas e respectivos orientadores pelo recebimento dos prêmios destaque de iniciação científica e extensão. Tenho a convicção de que este evento contribuiu para continuidade do desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão, colaborando para o desenvolvimento cultural e sócio-econômico da nossa região. Parabéns à URI/FW e a todos os envolvidos na organização deste SIIC, que congrega as seis unidades da URI, a primeira vez realizado totalmente on-line”.

A professora Cinara Mürmann, coordenadora local do CIAPEX destaca: “Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho extensionista que a URI realiza atendendo as demandas da comunidade. Isso fortalece a nossa missão enquanto universidade comunitária. O investimento feito pela universidade, através de programas de incentivo à extensão, do trabalho conjunto e o diálogo entre orientador/bolsista/comunidade externa dá bons resultados. Isso estreita o vínculo com a comunidade e qualifica a formação cidadã dos acadêmicos, que é um dos princípios da extensão universitária”

O coordenador local do CIAP, professor Flávio Kieckow, agradece a FAPERGS e a URI pelas bolsas de Iniciação Cientifica, a dedicação dos professores pesquisadores, e os bolsistas, pela realização das pesquisas e pelos novos conhecimentos gerados em prol da ciência e da tecnologia.

Já a professora Lizete Piber, do CEP, destaca a relevância desse evento institucional, que permite o encontro de professores pesquisadores, extensionistas e acadêmicos de todas as áreas de conhecimento, oportunidade em que é dada visibilidade às diferentes produções, socializadas com a comunidade acadêmica. “O CEP parabeniza a Universidade pelos investimentos destinados ao desenvolvimento e concretização dos pilares básicos de ensino, pesquisa e extensão, primando sempre pelo cuidado ético em suas relações com a comunidade”.