“Mitos e verdades sobre câncer de mama” encerrou SIPAT da URI

16 de outubro de 2020

A URI Santo Ângelo encerrou na tarde de sexta-feira, 16, a XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, atividade organizada pela CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, presidida pelo professor doutor Francisco Carlos Pinto Rodrigues.

Realizada de forma virtual, por meio do google meet, a atividade que teve início dia 14, com o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”, prosseguiu na quinta-feira com a palestra “A importância da saúde do trabalhador em tempos de pandemia”, a cargo da enfermeira da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Sandra Ribeiro de Souza. Em sua fala, Sandra observou que qualquer ambiente de trabalho sem as devidas condições e protocolos sanitários, pode contribuir para a disseminação do vírus. “Conhecendo como se comporta a disseminação, saberemos buscar estratégias de enfrentamento, que acredito, precisaremos adotar no nosso quotidiano por muito tempo ainda”.

Sandra sugeriu que para o retorno às atividades presenciais, sejam criados grupos de análise nos ambientes de trabalho, preparando os locais e orientando as pessoas. “Nesse caso, destaco o papel das CIPAs, que já existem de forma organizada”.

A XXII Sipat da URI encerrou com a palestra “Mitos e verdades sobre câncer de mama”, a cargo do médico mastologista Adriano Imperattori. Ele explicou que os fatores de risco são diferentes para diferentes casos, sendo que uns exigem mais atenção e cuidado, destacando que o câncer de mama é curável, desde que tratado precocemente.

O médico enfatizou a importância da realização de mamografia e também o cuidado que se deve ter ao buscar conhecimento a respeito do tema, uma vez que há muita informação incorreta.