URI promoveu Congresso Internacional de Educação Científica que lançou rede de cooperação e pesquisa na América Latina

16 de setembro de 2020

A URI Santo Ângelo foi a promotora, dias 14 e 15 de setembro, do V Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, realizado no formato virtual.

O evento teve por finalidade aperfeiçoar, atualizar e ampliar os conhecimentos na área de Ensino através de Conferências, Mesas Redondas e Seções de Comunicações Orais, colocando os participantes em contato com profissionais de excelência da área de Ensino/Educação, o que permitiu debates em diversos temas de interesse nas diferentes áreas que compõem a grande área de Ensino.

Neste sentido, explica o coordenador do Congresso,  doutor João Carlos Krause, “buscou-se nesta quinta edição, promover uma reflexão sobre o papel da Educação Científica na contemporaneidade e sua contribuição para que se atinjam as metas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Partimos da premissa de que para se ter uma sociedade democrática e não excludente é necessária a participação ativa e crítica dos cidadãos”.

A conferência de abertura coube à professora doutora Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, da Universidade de Aveiro – Portugal, que abordou o tema “A importância da compreensão pública da ciência para a cidadania num mundo sustentável”.

Na Mesa Redonda composta pelos professores Dr. Roque Ismael Da Costa

Gullich – UFFS (Campus Cerro Largo), Dra. Diana Lineth Parga Lozano – UPN (Bogotá – Colômbia) e Maria Cristina Pansera Araujo – UNIJUI, foi abordado o tema “Educação Científica para o Desenvolvimento Sustentável: A Necessária Retomada Das Questões Ambientais na Formação de Professores”.

Na conferência de enceramento, proferida pela professora doutora Sílvia Ester Orrú (UNB – UNIFAL), foi abordado o tema “O desafio das diferenças para uma educação antiautoritária.”

Nas três seções plenárias foram apresentados mais de 180 trabalhos em diversas áreas temáticas, que culminaram na publicação de um e-book que está disponível para download a todos  os interessados (http://san.uri.br/ciecitec/index.php/ebook-do-v-ciecitec/)

Durante o evento também foi lançada uma rede de cooperação e pesquisas entre programas de pós-graduação em Ensino de Ciências da América Latina, que oportunizará aos alunos e professores dos diversos programas que fazem parte desta rede, o intercâmbio e também o desenvolvimento de projetos em conjunto na área do Ensino de Ciências.

Inicialmente, fazem parte desta rede programas das seguintes instituições: Universidade Pedagógica Nacional, Colômbia (UPN), Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil (UFFS), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil (URI), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (Unijuí), Universidade de Passo Fundo, Brasil (UPF), Corporación Universitaria Minuto de Dios (Colômbia), Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (UFSM), Instituto Federal Farroupilha, Brasil (IFFAR), Corporacion Universitaria del Caribe (Colômbia), Universidad Católica del Maule (Chile), Fundación Universidad Autónoma de Colombia (Colômbia), Sociedad Colombiana de Ciencias Químicas (Colômbia) e Universidad ECCI (Colômbia).