Ação Extensionista da URI capacitou professores da rede pública para o uso de ferramentas do Google Education

10 de setembro de 2020

 

A URI Santo Ângelo e a 14ª Coordenadoria Regional de Educação realizaram, entre 29 de julho e 2 de setembro, seis encontros destinados à formação de professores para o uso de ferramentas do Google Education.

Os objetivos, segundo a coordenadora da Ação extensionista, Rosângela Ferreira Prestes, foram capacitar os professores para a utilização das diversas ferramentas do Google for Education, possibilitar situações de aprendizagem para a utilização de tecnologias a serem utilizadas nas aulas síncronas ou assíncronas; possibilitar aos professores o desenvolvimento de seu trabalho de maneira criativa, gerenciando a aprendizagem dos alunos de forma síncrona ou assíncrona; dialogar sobre as múltiplas competências no que se refere à utilização de tecnologias necessárias à atuação profissional na contemporaneidade; propiciar a troca de experiências com profissionais de outras áreas com os professores da Rede Pública de Ensino.

Os temas abordados foram: Classroom– primeiros passos no Google sala de aula, com exemplos práticos; Aulas com o google meet; Explorando recursos do google: drive e extensões do google; Criando atividades e avaliações com o Google Formulários; Criando aulas incríveis com o Google Apresentações; Google Sala de Aula Avançado- Explorando recursos do google Jamboard.

Atuaram como orientadores em cada encontro, os professores da URI Santo Ângelo Rosângela Ferreira Prestes, Fábio César Junges, Briseidy Marchesan Soares, Isaac dos Santos Nunes, Nelson Knak Neto, Felipe Molinar Machado, Rômulo Madrid de Mello.

Segundo a Diretora do Departamento Pedagógico da 14ª CRE, Sandra Grasel, o encontro de 2 de setembro encerrou a série de lives da importante parceria com a URI Campus de Santo Ângelo. “Agradecemos ao grupo de professores referentes em tecnologias da URI, que disponibilizaram um pouquinho de seu tempo para compartilhar este conhecimento, bem como a facilitadora desta formação, professora Rosangela Ferreira Prestes e o diretor acadêmico, Marcelo Paulo Stracke. Esta formação veio ao encontro do trabalho que estamos realizando neste ano desafiador. A tecnologia é uma grande aliada para nossas aulas e cada vez mais precisamos conhecer o potencial aproveitamento dos recursos das Ferramentas do Google For Education”.

A titular da 14ª CRE, professora Rosa Maria de Souza registrou: “a equipe da 14 CRE agradece a disponibilidade da direção e professores da URI na realização das formações a nossos professores e servidores, as quais estão sendo valiosas neste momento em que a busca da aprendizagem na área tecnológica é uma das nossas principais metas”.

Os encontros ficaram gravados e podem ser assistidos a qualquer momento no canal do YouTube URI Santo Ângelo.