URI assessorou Colégios Tiradentes do RS a implantar recursos para aulas virtuais

21 de julho de 2020

A URI Santo Ângelo registra presença intensa na comunidade, em diferentes áreas do conhecimento e às vezes, as ações ultrapassam sua área de abrangência.

Ainda no mês de maio, quando algumas Coordenadorias de Educação não haviam apresentado alternativas para o ensino em meio à pandemia, o professor Fábio César Junges, coordenador do curso de Teologia da URI Santo Ângelo, assessorou os Colégios Tiradentes de Santa Maria e de Pelotas, na implantação do Google Meet, Classroom e Google Forms.

Publicamos a seguir, depoimentos dos comandantes dos Colégios Tiradentes de Santa Maria e de Pelotas.

 

“No início de junho do corrente ano, com a assessoria do professor Fábio César Junges, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria passou a fazer uso conjugado das plataformas após breve período de testes e tutoriais. Vencidas as dificuldades iniciais, professores e alunos aprovaram as ferramentas, seus recursos e resultados alcançados restaram evidenciados.

A utilização do auditório virtual nos permite realizar reuniões com os pais e/ou responsáveis pelos nossos alunos, realidade que encurtou distâncias e aproximou os familiares do ambiente escolar e das particularidades vivenciadas neste momento de pandemia. Inúmeras foram as manifestações aprovando a atualização das plataformas pelo Colégio.

Entendemos que tais recursos serão preservados no ambiente escolar por um bom tempo. Independente dos próximos acontecimentos, provavelmente, teremos que aceitar e conviver com uma nova normalidade onde atividades remotas serão uma constante”. Frank Hernani Schweinitz – Major – Comandante CTBM-SM

“No mês de maio deste ano, mesmo antes da organização das aulas virtuais estabelecidas pela Secretaria de Educação, o Colégio Tiradentes de Pelotas implementou, com a colaboração do professor Fábio César Junges, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo, as aulas virtuais pelo Google Meet e as atividades de cada disciplina pelo Classrom e Google Forms. Foi um momento de muitos desafios, mas acima de tudo foi a garantia da continuidade das aulas do Colégio Tiradentes de Pelotas, com aulas síncronas e avaliações acontecendo satisfatoriamente. Os benefícios dessa metodologia, muito antes da SEDUC foram inúmeros. A retomada da disciplina dos alunos em acordar cedo e ter aulas em tempo real. O contato diário com colegas e professores ainda que à distância, fez com que os discentes encarrassem com mais seriedade o conteúdo, os trabalhos e as provas. Gostaria de deixar meu reconhecimento ao Professor Fábio pela ajuda ao CTBM – Pelotas, seja na organização do novo método de ensino, seja quanto ao contato e instruções aos professores e servidores. Hoje, pode-se dizer que a ferramenta é um sucesso e possibilitou aos nossos alunos a retomada do aprendizado sem prejuízos.  Mais uma vez, cumpre agradecer a este colaborador abnegado e, por extensão, à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões”. Augusto Ferreira Porto – Major- Comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas/RS