Engenharias da URI destilam álcool de bebidas apreendidas, produzem máscaras e peças para respirador artificial

24 de março de 2020

 

A URI Santo Ângelo, que mantém as aulas em todos os níveis pelo sistema on-line, participa ativamente de ações que buscam minimizar necessidades e gerar solidariedade, em virtude do enfrentamento ao coronavírus, cumprindo assim sua função de Universidade Comunitária.

Após solicitação feita à Receita Federal, cerca de mil litros de diferentes bebidas alcóolicas apreendidas foram doados à URI e no laboratório do curso de Engenharia Química, está sendo feita a destilação para produzir álcool com graduação 70%, após a mistura com água destilada. Este tipo, é o utilizado na produção de álcool em gel e também utilizado para sanitização.

Realizado o trabalho, o produto será doado aos hospitais, além de limpar itens em uso no Câmpus.

 

Estes itens – máscaras e peças para respiradores artificiais – estão sendo produzidos no TecnoURI pela empresa Inovatec, ali instalada, em parceria com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, além da impressora 3D do TecnoURI, para produzir a viseira de proteção.

De acordo com Jailton Jablonski, sócio da Inovatec, o projeto desenvolvido já foi fornecido para empresas de Santa Rosa, Três de Maio e para a Universidade Federal de Santa Catarina, para que também possam produzir os materiais.