ORIENTAÇÕES GERAIS – CORONAVÍRUS (COVID-19)

16 de março de 2020

Atento a repercussão mundial desta pandemia, a URI, Campus Santo Ângelo vem por meio deste enfatizar algumas medidas importantes de prevenção que devem ser utilizadas no dia a dia pela comunidade acadêmica.

O novo Coronavírus (COVID19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo).

Isso pode acontecer por meio do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

Para prevenir a transmissão, recomenda-se a adoção de algumas medidas comportamentais:

– Evitar contato manual;

– Espirrar sempre cobrindo a boca com o antebraço;

– Higienizar as mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas. Após, secá-las com papel toalha;

– Fazer uso do álcool gel sempre que tocar as pessoas e/ou objetos;

– Utilizar lenços de papel para limpeza do nariz e após descarta-los de forma adequada;

– Utilizar copo individual ou descartável para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

– Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

– Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação do vírus;

– Se você apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.) procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das suas atividades;

– Sempre comunicar às autoridades sanitárias do seu município a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

 

DICA: Baixe no seu celular o aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Fonte: OFÍCIO-CIRCULAR Nº 3/2020/CGLNES/GAB/SESU/SESU-MEC.
Ofício-Circular nº 41/2020/Diapo/ChefiaGabin/Gabin-FNDE.