URI recebe inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional

15 de fevereiro de 2017

De acordo com o Edital/PROPEPG de 13 de fevereiro de 2017, os estudantes de graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, devem fazer a inscrição encaminhando a documentação exigida até o dia 20 de março, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Av. Sete de Setembro, 1558, 2º andar, Erechim – CEP 99 709.900).

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, cujo objetivo é incrementar a qualidade da formação dos alunos participantes, disponibiliza 20 vagas em quatro universidades italianas parceiras.

REQUISITOS E CALENDÁRIO

Os requisitos exigidos do candidato incluem: ser brasileiro nato ou naturalizado;  não ter participado de nenhum programa de bolsas de mobilidade internacional; estar matriculado e ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária total do curso; estar com a situação financeira regularizada na Universidade; não ser bolsista de Iniciação Científica no período do intercâmbio; ter 18 anos completos até a data de saída do país; não ter sofrido punição em processo disciplinar interno; não apresentar reprovações no histórico escolar; ter média aritmética igual ou superior a sete.

A documentação para a inscrição inclui: formulário disponível no site da Reitoria-setor de intercâmbios; comprovante de conhecimento da Língua Estrangeira ou do país de destino; Curriculum Vitae ou Lattes documentado; carta de recomendação do Coordenador do Curso; histórico escolar da URI atualizado, constando média geral e carga horária concluída.

Após a inscrição, que encerra dia 20 de março, será feita a seleção dos candidatos, cujo resultado terá divulgação dia 3 de abril, no site www.reitoria.uri.br.

Entre 5 e 14 de abril, o candidato selecionado deve enviar o plano de estudos ao Setor de Intercâmbios da URI. No período de 17 a 28 de abril, os selecionados assinam o Termo de Compromisso. Na sequência, até dia 22 de maio, a URI encaminha a documentação dos estudantes à Instituição de Ensino Superior Italiana para o Aceite de Estudos e, de acordo com o calendário da universidade definida, inicia a viagem de estudos.

UNIVERSIDADES PARCEIRAS

O intercâmbio terá duração de um semestre letivo, a ser realizado a partir do segundo semestre de 2017. Nas universidades italianas, o primeiro semestre inicia em setembro e o segundo semestre, em fevereiro. Portanto, o estudante selecionado poderá programar sua viagem de estudos para iniciar em setembro de 2017 ou em fevereiro de 2018.

As quatro instituições italianas parceiras, com cinco vagas cada uma, e os cursos disponíveis são: Università di Salermo (Administração e Ciências Contábeis); Università di Camerino (Direito, Farmácia, Arquitetura, Biologia, Nutrição, Informática); Università di Perugia (Letras e Línguas, Enfermagem, Direito, Engenharia (civil, mecânica), Informática, Área de Ciências Agrárias e Ambientais; Universidade Politécnica dele Marche (Engenharia, Comércio Exterior, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Administração, Ciências Contábeis).

Em março de 2016, durante o V Ciclo de Formação Continuada, destinado a gestores, professores e técnicos administrativos, na URI Santo Ângelo, o Consultor de Relações Internacionais de universidades italianas, economista Danilo D’Attanasio Esposito, ministrou palestra abordando o tema “Internacionalização: diálogos com a Itália”, quando apresentou informações sobre as cinco universidades com as quais a URI havia assinado convênio (foto).

Para mais informações sobre o processo, o estudante deve entrar em contato com a Reitoria da URI, telefone (54) 2107-1255 ou pelo e-mail: extensao@reitoria.uri.br.