Urinova lança editais de pré-incubação e incubação interna para 2017

16 de dezembro de 2016

A Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo lançou, nesta sexta-feira (16), seus editais de seleção de projetos. São oferecidas cinco vagas para pré-incubação e seis vagas para incubação interna de empreendimentos. As inscrições estarão abertas entre 2 de janeiro e 14 de abril de 2017. O resultado será divulgado em 5 de maio.

Para a pré-incubação, os selecionados serão preparados para elaborar projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase na conscientização empreendedora, no desenvolvimento de produto ou serviço, no Plano de Negócios e na capacitação empresarial dos empreendedores para a gestão de negócio. Na fase de incubação, é prestado auxílio para que empresas novas coloquem em prática seus planos de negócios e estruturem-se, utilizando a infraestrutura e serviços da Incubadora.

Conforme destaca o gestor da Urinova, Carlos Oberdan Rolim, a Incubadora proporciona um espaço para o estímulo ao surgimento de novos empreendimentos. “Criamos um ambiente propício para que os estudantes possam empreender. São formações, cursos e infraestrutura para que os projetos saiam do papel e se tornem realidade”, destaca Oberdan.

Pré-incubação

Com duração de seis meses, a fase de pré-incubação prevê a realização de cursos, seminários e palestras nas áreas técnica, administrativa e mercadológica, ministradas por profissionais convidados. Aos pré-incubados será disponibilizado direito da área física compartilhada com os demais projetos, bem como uso de salas de reunião e treinamento e de serviços gerais oferecidos pela Universidade, além de acesso aos laboratórios e à biblioteca.

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: perfil dos empreendedores, viabilidade técnica, viabilidade econômica, conteúdo tecnológico, adequação e atendimento aos objetivos da Incubadora, potencial de interação com as atividades de ensino e pesquisa da Universidade As propostas deverão possuir no mínimo um aluno ou egresso da URI Santo Ângelo, que será o responsável pela proposta. As inscrições, que nesta fase são gratuitas, devem ser feitas em formulário online próprio, no site urinova.san.uri.br.

O edital também dispõe do modelo da proposta que deverá ser apresentada, juntamente no formulário de inscrição.

Incubação interna

Os projetos incubados irão usufruir de cursos, palestras, workshops, consultorias e assessorias individuais oferecidos nas áreas de marketing, finanças, pessoas e produtos. Inclusive, os incubados dispõem de sala própria, secretária e sala de reuniões. Também é de livre utilização a infraestrutura da Universidade.

Além dos requisitos avaliados no edital de pré-incubação, a fase de incubação interna também avaliará a adequação das propostas apresentadas no modelo Canvas, disponível no edital. As propostas deverão ter no mínimo um aluno ou egresso da URI Santo Ângelo, bem como a indicação de um gestor da proposta. Nessa fase também é possível submeter a inscrição de pessoas jurídicas, desde que tenham sido constituídas a, no máximo, um ano. Para a incubação interna, a taxa de inscrição é de R$ 50. O prazo para incubação interna é de 24 meses, prorrogável por mais 12 meses.

Urinova

A Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo – pretende apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica. Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. O objetivo da Incubadora é desenvolver ações de apoio e fomento aos novos empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Desde o início de suas atividades, em setembro de 2014, a Urinova já atendeu a mais de 30 projetos. Acadêmicos de Ciência da Computação, Direito, Farmácia, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Educação Física, Psicologia e Sistemas de Informação já protocolaram propostas de empreendimentos com potencial inovador.

Mais informações pelo fone (55) 3201-6222 ou pelo site urinova.san.uri.br.