Final da 4ª Copa URI de Robótica reúne equipes de oito cidades nesta sexta-feira

9 de novembro de 2016

Os cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo promovem, nesta sexta-feira (11), a 4ª edição da Copa URI de Robótica. O evento é uma competição de programação de robôs, que terá participação de estudantes de Ensino Médio de 30 escolas de Santo Ângelo e região.

As equipes competem na modalidade Sumô, onde dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações que serão programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo determinado. “Nosso objetivo é promover a área de computação e atrair jovens para a área tecnológica”, destaca o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues.

A competição tem 20 equipes cadastradas, cada uma com cinco a oito integrantes, de escolas de São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Catuípe, Giruá, São Miguel das Missões, Três de Maio, Entre Ijuís e Santo Ângelo. Cada equipe tem um aluno-capitão e um professor responsável.

Descubra (132) Descubra (127)

Cada escola recebeu um kit com as peças que integram o robô, com a parte eletrônica que inclui motores, sensores, controladores. Os alunos montaram os robôs sozinhos, com base nos tutoriais em vídeos, aulas elaboradas pelos estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os estudantes também receberam orientação presencial durante o Descubra a Universidade, realizado em outubro. Depois da realização da Copa, o robô fica na escola para uso em laboratórios e sala de aula.

“A robótica está cada vez mais presente no dia-a-dia de todos nós”, observa Denilson. Ele lembra que quando pesquisamos na internet, estamos em contato com robôs virtuais que pesquisam para nós: “Ou seja, é um software, com conceito de robô, assim como o sensor de estacionamento de um carro é como os olhos de um robô nos orientando”.

Todas as informações a respeito estão disponíveis no site da competição (santoangelo.uri.br/coparobotica) ou pelo telefone 3313-7938.

Descubra (128) Descubra (129)