Meio ambiente, biodiversidade e biotecnologia são algumas das áreas do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado

9 de novembro de 2016

Com foco em meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção, o curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da URI Santo Ângelo está com inscrições abertas para a turma de 2017. São ofertadas 40 vagas, a partir do processo seletivo do Vestibular de Verão 2016 da URI Santo Ângelo. O curso tem duração média de nove semestres e é ofertado no noturno.

area verde 1 area verde 4 area verde 5 viagem taim

“Nosso estudante é preocupado com a propagação do Zika Vírus e da Dengue, poluição das águas, crescente aumento de alergias, contaminação dos alimentos e perda da biodiversidade”, destaca a professora Maria Lorete Thomas Flores, coordenadora do curso. A partir da formação em Ciências Biológicas – Bacharelado, o egresso está apto a trabalhar em três grandes áreas:

– Meio ambiente e biodiversidade: com atuação em consultoria ambiental, biomonitoramento, ecoturismo, educação ambiental, fiscalização e vigilância ambiental, gestão e tecnologia ambiental, gestão em Unidades de Conservação, licenciamento e saneamento ambiental, perícia forense, inventário, manejo e conservação de microorganismos, de flora nativa e exótica, ecossistemas aquáticos, fauna silvestre nativa e exótica, e fungos;

– Saúde: atuando em análise citopatológicas, controle de vetores e pragas, saneamento saúde pública/ fiscalização sanitária; e saúde pública: vigilância ambiental, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária;

– Biotecnologia e produção: nas áreas de biologia molecular; cultura de células e tecidos; melhoramento genético.

Laboratórios

O curso possui laboratórios equipados para estudos de Anatomia Humana, Citologia, Zoologia, Botânica, Microbiologia e Imunologia, Parasitologia, Hematologia, Bioquímica, Química, Farmacognosia e Cultivo de Tecidos, além de um Herbário.

As atividades também são desenvolvidas na Área Verde da URI Santo Ângelo, um espaço constituído de um fragmento de Mata Atlântica, rico em biodiversidade e recursos hídricos. “Também promovemos diversas saídas de campo com as disciplinas do currículo, trilhas ecológicas, levantamentos fotográficos e pesquisas científicas”, salienta a professora Maria Lorete.

Estágios

Durante a graduação, os estudantes podem atuar em estágios curriculares e extracurriculares como em prefeituras, secretarias e departamentos de meio ambiente. Também existe convênio para estágio no Parque Estadual do Turvo, Jardim Botânico de Porto Alegre, Frigorífico Alibem e Laboratórios citopatológicos. Além disso, há a possiblidade de buscar empresas de consultoria ambiental.

Viagens de Estudo

Ao longo do curso são realizadas diversas viagens de estudo para aprimorar os conceitos abordados em aulas teóricas e práticas. Em 2016, foram realizadas viagens para o Parque Estadual do Turvo, Estação Ecológica do Taim, Nova Esperança do Sul e Mata, no Rio Grande do Sul; e para o Pantanal Mato-grossense, no Mato Grosso.

viagem turvo

Iniciação Científica

Acadêmicos de Ciências Biológicas Bacharelado participam de eventos como a SAUMA – Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, na URI Erechim, Encontro de Botânicos, na URI Erechim, Congresso Nacional de Zoologia, na UFMT, em Cuiabá (Mato Grosso), SIIC – Seminário Institucional de Iniciação Científica da URI, Congresso Nacional de Botânica, em Vitória, Espírito Santo, Simpósio de Conservação da Biodiversidade, na URI Erechim, Congresso Nacional de Genética, em Caxambu, Minas Gerais, entre outros.

viagem nova esperança do sul viagem parque teixeira soares viagem rppn unisc

O curso também oferece diversos projetos de Iniciação Científica como Tratamento de efluentes com metais pesados em Wetlands – escala de laboratório; Plantas bioativas em diferentes substratos na germinação da grápia (Apuleia leiocarpa); Levantamento de macroinvertebrados aquáticos em riachos da região das Missões; Avaliação da água das APPs do município de Santo Ângelo; Natureza e Ecologia na televisão brasileira: conceitos, valores e práticas; Proposta de implantação de um Plano de Gestão Integrada  dos Resíduos Sólidos na URI – Campus de Santo Ângelo-RS.