Estudantes de Engenharia da URI Santo Ângelo apresentam trabalho em São Paulo

9 de novembro de 2016

engcivil_alunasnocongresso

A estudantes Adriani Zilli, de Engenharia Civil, e Janaina Liesenfeld de Engenharia Mecânica, apresentaram o trabalho “Diretizes para melhoria do aprendizado no ensino profissionalizante de engenharia”, no 6º ENAS – Congresso de Aprendizagem Significativa, que acontece de 7 a 11 de novembro, em São Paulo.

Ambas são estagiárias do projeto “Ensinagem”, em andamento no GPEE- Grupo de Pesquisa de Ensino de Engenharia da URI-Santo Ângelo. O grupo se ocupa de uma forma pioneira com o desenvolvimento de métodos de ensino que levem o aluno de engenharia a uma aprendizagem significativa, forma de aprendizagem necessária na formação do engenheiro.

O artigo das universitárias apresenta o MES-Método da Espiral de Ensino, fundamentado em conceitos de planejamento de projeto de engenharia naval, teoria da aprendizagem significativa de Ausebel, mapas conceituais de Novack e vivência de sala de aula.

O ENAS é o mais importante evento brasileiro de ensino com base em aprendizagem significativa. Os professores responsáveis pelo GPEE, Flávio Kieckow e Denizard Freitas, são os orientadores do trabalho apresentado.