Professor da URI lançou obra na Feira do Livro de Porto Alegre

7 de novembro de 2016

O professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, Daniel Tochetto, lançou seu livro “Santa Maria, uma história precursora do Planejamento Urbano no Rio Grande do Sul”, na segunda-feira, 31 de outubro, na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Antes disso, no domingo, no estande do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/RS, Daniel conversou com o conselheiro Luiz Antônio Machado Veríssimo, das Comissões de Ensino e Formação e Editorial, a respeito de sua obra.

De acordo com o professor Tochetto, “conhecer e valorizar a história da cidade em que se vive deve ser interesse intrínseco de cada cidadão e do poder público. Isso é de extrema importância para preservar a cultura e a história local, de modo a evitar um movimento que valorize mais as referências externas e esqueça as internas. Um exemplo é a falta de interesse das pessoas em preservar edificações antigas, de valor histórico e cultural, em suas cidades, por falta de interesse e de cultura. Entretanto, estas são as mesmas pessoas que vão a cidades como Buenos Aires, Paris ou Londres e ficam encantadas e maravilhadas com as edificações históricas ou até mesmo com a história dessas cidades e depois lamentam por não possuírem algo parecido onde moram. É imprescindível aprender com o passado das cidades, de forma a não se perder as referências, para compreender o presente e ter condições de planejar o futuro”.

Natural de Santa Maria, onde fez sua graduação e trabalhou no Instituto de Planejamento Urbano, o professor Daniel Tochetto é doutorando na UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.

tochetto_feiradolivro2 tochetto_feiradolivro3