12 de maio – Dia do Enfermeiro – Corpo docente, prática e inserção na comunidade são diferenciais que qualificam o Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo

12 de maio de 2016

 

enfermagem_napraça aulaprática_labor.enfermagem francisco_coordenadorfarmácia“Formar profissionais para atuar na área da saúde, com perfil reflexivo, que alie consciência crítica e competência técnico-científica a valores éticos, políticos e educativos”. Esta é a proposta do Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, cujas atividades tiveram início em 1998. Com funcionamento diurno, o curso tem cinco anos de duração e possibilita uma atuação profissional que inclui hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, centros de saúde, empresas, creches e escolas. Pode atuar também em institutos de pesquisa, atendimento domiciliar, auditoria, pesquisa, organizações não-governamentais, postos de saúde, atendimento ao idoso, Programa de Saúde da Família, docência em cursos de graduação e técnicos, gestão e planejamento dos serviços de saúde.

Na opinião do coordenador do Curso, Francisco Rodrigues, “o maior desafio da profissão atualmente é continuar ocupando os diferentes espaços de atuação com muita qualidade e conhecimento.  Tanto no âmbito hospitalar quanto na atenção básica, pois sem o enfermeiro não existe cuidado, não se faz saúde”. Francisco observa que, em relação às conquistas sociais, “a consolidação de piso nacional para a categoria seria o ideal para valorizar mais a profissão”.

O curso, que até hoje já graduou 549 profissionais, busca diferenciar-se pela qualidade. Para o coordenador, “o diferencial do curso de Enfermagem sem dúvida é o nosso corpo docente, qualificado, comprometido, e todos com mestrado e doutorado, além de envolvidos com as ações do curso. Tudo isso, no entanto, está atrelado à força de vontade e ao entusiasmo dos alunos, que conseguem, através das ações de ensino, pesquisa e extensão, envolver-se diretamente com o curso. Para estes diferenciais terem êxito, destacamos o apoio institucional que recebemos, a fim de podermos fazer o novo”.

Outros aspectos que qualificam o curso de Enfermagem, são seu caráter prático e sua inserção na comunidade. Dezenas de ações são realizadas de forma permanente em escolas, nas estratégias de saúde da família e nos hospitais, incluindo ações de promoção, recuperação e reabilitação da saúde, tendo sempre como norte os princípios e diretrizes do SUS. O coordenador destaca ainda a importância do grupo de pesquisa, que é atuante, e dos grupos de estudos que envolvem acadêmicos e profissionais da saúde. Entre estes, ele cita: Grupo de Estudos de Saúde Coletiva, Grupo de Estudos sobre Processo de Morrer e Morte, Grupo de Estudos de Segurança do Paciente. Existem ainda diferentes projetos que são desenvolvidos ao longo de cada semestre, em paralelo com as disciplinas.