13 de junho de 2025
No final do mês de maio, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT/RS) marcou presença na URI Santo Ângelo e visitou seis escolas da região das Missões para acompanhar a implantação do Projeto “Desenvolvimento de ambientes para espaços makers nas escolas da região das Missões”, aprovado na Consulta Popular 2021/2022. A gestora Sra. Cleni Silva de Oliveira, foi recepcionada pelo coordenador do projeto, Rômulo Madrid de Mello, e conheceu de perto cada etapa de instalação dos laboratórios de robótica e impressão 3D.
Espaço Maker no TecnoURI Missões
A agenda teve início no dia 26 de maio, quando Cleni visitou o TecnoURI Missões, em Santo Ângelo, para conferir o avanço das obras e instalações do Espaço Maker. Acompanhada pelo Rômulo, ela circulou pelo laboratório e pôde observar as bancadas, equipamentos e mobiliário que em breve estarão à disposição dos alunos e professores.
Roteiro pelas escolas estaduais
Ainda no dia 26, foram visitadas a Escola Estadual São Roque, de Sete de Setembro, e o Instituto Estadual de Educação João XXIII, em Giruá. Já na manhã do dia 27, percorreram a Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vitória das Missões; a Escola Estadual Padre Antônio Sepp, em São Miguel das Missões; e a Escola Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves. À tarde, encerraram o itinerário na Escola Estadual Carlos Bratz, em Porto Xavier. Em cada unidade, foram apresentados os espaços de robótica e as primeiras atividades desenvolvidas, como os treinamentos de montagem e programação de robôs e uso de impressora e caneta 3D.
Experiência dos alunos e professores
Durante as visitas, a gestora ouviu relatos de professores, diretores e estudantes sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Muitos destacaram a satisfação em poder experimentar tecnologias que antes não tinham acesso. “Ter a oportunidade de montar um robô e ver a impressora 3D em ação está motivando nossos alunos a pensar em projetos inovadores e desenvolver habilidades de programação”, afirmou um coordenador de turma. Em cada escola, foram identificadas especificidades locais — seja o espaço físico disponível, o nível de engajamento das equipes ou as necessidades de adaptação na infraestrutura — e colhidas sugestões para otimizações futuras.
Importância da fiscalização in loco
Durante as visitas, Cleni ressaltou a relevância de acompanhar in loco a destinação dos recursos da Consulta Popular. “Ver de perto a realidade de cada escola é essencial para garantir que os investimentos gerem impacto efetivo na formação dos alunos”, explicou. Além disso, ela destacou a contribuição da SICT/RS em apoiar a formação tecnológica e a difusão de competências em robótica e impressão 3D para os municípios da região das Missões.
Feedback positivo e próximos passos
O balanço das visitas foi amplamente favorável: mesmo tendo passado por apenas seis das vinte e cinco escolas contempladas, Cleni e o coordenador do projeto identificaram pontos de melhoria e recomendações para o próximo projeto aprovado na Consulta Popular 2024/2025. Cleni destacou a importância de estimular os alunos a praticarem apresentações no formato pitch — falas curtas e objetivas que possam ser utilizadas em feiras de ciências e projetos de empreendedorismo.
Uma nova visita já está prevista para outubro ou novembro de 2025, com o objetivo de conhecer outras escolas beneficiadas e reforçar o acompanhamento do andamento dos laboratórios. Até lá, as equipes continuarão empenhadas em continuar no projeto, participando das atividades propostas pela equipe da URI, e demonstrar à comunidade escolar o potencial transformador dessas tecnologias.